DNA

Após 8 anos paradas, obras do novo Laboratório de Genética Forense recomeçam em Pernambuco

Espaço destinado à realização de perícias para solução de crimes no Estado deveria estar em pleno funcionamento desde 2013

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 07/02/2022 às 7:00
Notícia
X

Depois de oito anos de atrasos e de uma queda de braço que foi parar na Justiça, as obras do edifício que abrigará o novo Laboratório de Genética Forense de Pernambuco finalmente foram retomadas na última semana. Quem passa pela sede da Secretaria de Defesa Social (SDS), no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, percebe a movimentação intensa de trabalhadores. Isso porque o laboratório ocupará parte do estacionamento da SDS. 

Desde 2012, o Estado conta com um laboratório provisório para realização de exames de DNA localizado na Área de Segurança Integrada 6, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Na época, salas foram adaptadas e equipamentos foram adquiridos às pressas pela necessidade que a segurança pública do Estado tinha de realizar esses exames para a identificação de vítimas mortas e para a solução de alguns crimes de maior complexidade. Antes, os materiais genéticos precisavam ser enviados para outros Estados que já possuíam laboratório.

A construção do laboratório permanecente teve início em dezembro de 2012 e, em abril de 2014, a empresa responsável, Milão e Empreendimentos LTDA, desmobilizou suas atividades. O impasse entre o Estado e a empresa foi parar na Justiça. 

"Nesse período, foi executado 52% do serviço previsto. A empresa recebeu cerca da metade do valor total licitado para essa construção pronta, que foi de R$ 1,9 milhão", diz a SDS.

Houve uma promessa de que as obras recomeçariam, com outra construtora, em 2018, mas isso não ocorreu. 

RECOMEÇO

SDS/DIVULGAÇÃO
Recomeço das obras do novo Laboratório de Genética Forense de Pernambuco - SDS/DIVULGAÇÃO

O custo do remanescente da obra, conforme licitação, é R$ 1.830.660. Com a retomada, o novo edifício terá 966 metros quadrados de área construída, com 13 salas e seis laboratórios. Nestes oito meses de duração, as obras civis contemplam uma série de intervenções elétricas, hidráulicas, drenagem, acessibilidade e revestimento. 

A expectativa é que as obras sejam concluídas até o final de 2022, segundo a SDS. 

Tags

Autor