Evento discute violência no Grande Recife e Rio de Janeiro; Inscrições são gratuitas
Debate, aberto ao público, será na próxima semana na Universidade Católica de Pernambuco. Diretoras do Instituto Fogo Cruzado vão participar
O Instituto Fogo Cruzado realiza, na próxima terça-feira (17), um debate público sobre o cenário da segurança pública nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e do Recife e as possibilidades de solução da violência armada nessas capitais.
O evento tem participação aberta ao público e acontece a partir das 15h, no auditório da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). As inscrições podem ser feitas neste link.
Participarão do debate as diretoras do Fogo Cruzado, Cecília Olliveira e Maria Isabel Couto, e a socióloga e coordenadora executiva do Gabinete Assessoria Jurídica Organizações Populares (Gajop), Edna Jatobá.
O evento tem apoio do Núcleo de Desenvolvimento Profissional e Justiça Socioambiental - NDPJUS da Escola de Ciencias Jurídicas da Unicap.
O Fogo Cruzado começou a mapear a violência armada da Região Metropolitana do Rio a partir de 2016, e a Região Metropolitana do Recife a partir de 2018 e os dados dos últimos anos mostram dinâmicas diferentes na segurança pública em cada um dos locais.
O Grande Rio, por exemplo, tem altos índices de mortes por balas perdidas e operações policiais, enquanto no Grande Recife há episódios frequentes de homicídios dentro de residências, o que indica casos de mortes sob encomenda e acerto de contas.
Somente em 2021, 247 pessoas foram baleadas no Grande Recife quando estavam dentro de casa - 192 delas morreram -, segundo o Relatório Anual 2021 do Instituto Fogo Cruzado.
Nos últimos quatro anos, foram registrados mais de 6 mil tiroteios nos 15 municípios da Região Metropolitana de Recife, que deixaram mais de 4.600 mortos.
Em 2021, houve vítimas em 94% dos 1.725 tiroteios registrados pelo Fogo Cruzado.
“A sensação de insegurança e o medo da violência são sentimentos comuns de boa parte dos moradores do Grande Recife”, comenta Cecília Olliveira.
Cecília pontua ainda que o “objetivo deste encontro é aprofundar o debate sobre o contexto da violência armada das duas regiões metropolitanas, Rio e Recife, destacando especificidades e pontos em comum”. O debate é voltado para jornalistas, organizações da sociedade civil, ativistas e pessoas interessadas no tema.
SOBRE O FOGO CRUZADO
O Fogo Cruzado é um Instituto que usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada, fortalecendo a democracia através da transformação social e da preservação da vida.
Com uma metodologia própria e inovadora, o laboratório de dados da instituição produz mais de 20 indicadores inéditos sobre violência nas regiões metropolitanas do Rio, do Recife e, em breve, em mais cidades brasileiras.
Por meio de um aplicativo de celular, o Fogo Cruzado recebe e disponibiliza informações sobre tiroteios, checadas em tempo real, que estão no único banco de dados aberto sobre violência armada da América Latina, que pode ser acessado gratuitamente pela API do Instituto.
SERVIÇO
Data: 17/05 (terça-feira)
Horário: 15h às 17h
Local: Auditório do 1 andar do bloco B da Universidade Católica de Pernambuco, Rua do Príncipe, 526 - Boa Vista, Recife
Evento presencial e gratuito. Sujeito à lotação.