HOMICÍDIO EM PETROLINA

Caso Beatriz: 16 testemunhas serão convocadas para audiência do acusado pelo crime

Audiência de instrução e julgamento do assassino confesso de Beatriz será no dia 22 de novembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 08/11/2022 às 19:36
Notícia
X

Os próximos dias serão de expectativa para a audiência de instrução e julgamento do homem acusado de assassinar a menina Beatriz Angélica Mota, de 7 anos, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Como foi antecipado pela coluna Ronda JC, no próximo dia 22 de novembro, a partir das 8h, Marcelo da Silva, 40, sentará no banco dos réus.

Nesta terça-feira (08), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) confirmou que 16 testemunhas - sendo oito de acusação e oito de defesa - vão prestar depoimento ao longo da audiência, que tem previsão para ser concluída no dia 23. Além das testemunhas, o réu também será interrogado, mas, como determina a lei, terá o direito de permanecer em silêncio.

A justiça também decidiu, na segunda-feira (07), que o acusado pelo crime deve permanecer preso preventivamente. Atualmente, ele se encontra no Presídio de Igarassu, no Grande Recife. 

Esta etapa do processo é fundamental para que a Justiça decida se o acusado pela morte de Beatriz irá a júri popular. A menina foi morta a facadas no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em 10 de dezembro de 2015. O autor do crime só foi descoberto em janeiro deste ano.

Após a fase de audiência, a acusação (representada pelo Ministério Público) e o advogado de defesa do réu terão que apresentar as alegações finais. Só então, a juíza Elane Brandão Ribeiro irá decidir se o acusado irá a júri popular.

Réu confesso, Marcelo da Silva responde pelo crime de homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, com emprego de meio cruel e mediante dissimulação, recurso que dificultou a defesa da vítima). 

O acusado foi reconhecido por meio do cruzamento de DNA, a partir das amostras coletadas na faca usada no crime. Depois disso, a polícia foi até o presídio onde Marcelo estava, no Agreste de Pernambuco, e ele confessou o assassinato.

CONFISSÃO DO ASSASSINO DE BEATRIZ

REPRODUÇÃO
CRIME Marcelo da Silva foi denunciado pelo MPPE; provas genéticas pesam contra o acusado de matar Beatriz - REPRODUÇÃO

Em depoimento gravado em vídeo, Marcelo deu detalhes de todo o crime. Ele disse que matou a menina para que ela parasse de gritar. Ele contou que havia entrado no colégio, onde ocorria uma festa de formatura, para conseguir dinheiro.

Beatriz, que havia saído da quadra esportiva para beber água, teria começado a gritar ao perceber a presença do acusado próximo a ela. Ele, então, teria levado a menina até uma sala isolada, onde praticou o crime.

A descoberta do suspeito ocorreu duas semanas após os pais de Beatriz caminharem por 23 dias, de Petrolina até o Recife, para cobrar justiça. A caminhada, que encontrou apoiadores em todas as cidades, teve repercussão nacional e expôs a demora da polícia para solucionar o crime.

Além da ouvida do acusado, outras provas, como uma reprodução simulada na instituição de ensino, foram produzidas para a conclusão das investigações.

O inquérito policial foi concluído em julho deste ano. Contou com 27 volumes, totalizando 5.831 páginas.

Tags

Autor