Pelo 18º mês seguido, roubo de veículos cresce em Pernambuco
Entre janeiro e outubro de 2022, a polícia somou 9.107 roubos de veículos
Não são apenas os homicídios que cresceram em Pernambuco no último mês de outubro. Pelo 18º mês seguido, os registros de roubo de veículos também apresentaram alta - elevando o alerta da polícia para as organizações criminosas especializadas nessa modalidade de crime.
Em outubro, 848 roubos de veículos foram somados pela polícia. Um aumento de 10,4% em relação ao mesmo período de 2021, quando 768 queixas foram registradas nas delegacias.
No acumulado do ano, Pernambuco já somou 9.107 ocorrências de roubo de veículos. Já o mesmo período de 2021, o número chegou a 7.953. O percentual de crescimento foi de 14,5%.
Do total de queixas entre janeiro e outubro deste ano, 23,9% dos roubos de veículos ocorreram no Recife. Foram 2.180 boletins de ocorrência. O município de Caruaru, no Agreste do Estado, aparece em segundo lugar - com 671 registros.
INVESTIGAÇÕES DE ROUBO DE VEÍCULOS
Em recente entrevista à coluna Ronda JC, o delegado Diego Acioli, titular da Delegacia de Repressão aos Roubos e Furtos de Veículos, falou sobre o trabalho que vem sendo realizado pela polícia para desarticular as organizações criminosas.
"A gente conseguiu detectar que o grande foco nessa modalidade de crime é a Mata Norte do Estado. Temos criminosos que praticam atos na capital e Região Metropolitana e, através da BR-408, eles conseguem fugir para a Mata Norte. Na região, os veículos são, muitas vezes, desmontados, adulterados e mandados para fora do Estado", disse.
"Existe uma dificuldade muito grande quando esses veículos são levados para outros Estados. Por isso, nós contamos com apoio de outras unidades, através de trocas de informações e diligências em conjunto. Há também o apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal)", completou.
O delegado disse ainda que os ferros-velhos também estão recebendo atenção da polícia, porque as peças dos veículos roubados são vendidas para os proprietários desses estabelecimentos.
A polícia reforçou que as vítimas que tiverem os carros roubados devem ligar imediatamente para o número 190. E, na sequência, procurar a delegacia para registrar a queixa.
ROUBOS A ÔNIBUS REGISTRAM QUEDA
Os indicadores de roubo a ônibus marcam uma redução de 19,23% no mês de outubro, com 21 ocorrências. Em outubro de 2021 foram registradas 26 queixas.
Já no acumulado do ano, a retração é de 16,95%, caindo de 466 para 367 roubos a ônibus.
QUEDA TAMBÉM NOS ROUBOS DE CARGA
Os roubos de carga apresentaram uma redução de 15% em outubro, saindo de 26 registros (no ano de 2021) para 22 (2022). No acumulado do ano, o percentual é de queda de 10,7%, com 307 denúncias em 2021 e 274 em 2022.