Culinária regional

Macaxeira no fogo, sinal de receita deliciosa saindo

A macaxeira -ou mandioca- faz parte da alimentação brasileira em diversos preparos

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Salles

Publicado em 23/04/2021 às 16:16
Notícia
X

Base de alimentação milenar, brasileira e forte, a macaxeira faz parte da alimentação da população brasileira muito antes da colonização, e até os dias de hoje, o preparo e consumo da macaxeira são fruto de ensinamentos indígenas. Você faz muitas receitas com macaxeira ou é do time que prefere o clássico macaxeira com charque? Que tal inovar para celebrar o dia nacional da macaxeira, comemorado no dia 22 de abril. O chef Rivandro França, do Sabor da Gente, ensina diversas receitas pra você surpreender gastando pouco.

Ela tem muitos nomes: mandioca, macaxeira, aipim, castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, mandioca-brava e mandioca-amarga… e para fazer jus a tantos nomes, a Manihot esculenta tem várias receitas e preparos na culinária mundial e o Brasil é o 4º maior produtor mundial do alimento


Desde as comuns às mais rebuscadas cozinhas, a macaxeira agrada a diversos públicos e para quem não sabe muito o que fazer com elas além do "básico", o chef Rivandro França faz diversas receitas que têm como base a macaxeira. Que tal aprender e dar uma diferenciada no cardápio?

 

Receitas

Escondidinho de macaxeira com charque 

Uma das especialidade do nosso chef Rivandro França, apresentador do programa Sabor da Gente na TV Jornal, o prato é delicioso e agrada a todos os gostos. Que tal aprender?



Escondidinho de carne

Que tal inovar com ingredientes que talvez já estejam prontinhos na sua geladeira?

 

Bobó de camarão

Você com certeza já provou… caso só conheça de ouvir falar, prove na primeira oportunidade! Com certeza é um prato que merece ser provado e repetido. Uma boa pedida em várias ocasiões. O preparo da iguaria tem mais etapas e, consequentemente, demorado. Mas vale a pena. Confira a receita.



Bobó de frango caipira

Hummmm, já deu água na boca! E é bem facinho de fazer, viu? Confira. 

 


Bolinhos de macaxeiras recheados

Que tal uma massa para substituir a batata inglesa? A macaxeira cozida é uma ótima opção para fazer bolinhos com os mais diversos recheios e ser uma opção de entrada.

 

Pronto, agora não tem desculpa pra não diferenciar usando a macaxeira!

Tags

Autor