COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Coronavírus: sobe para 34 o número de casos confirmados no Brasil

O Estado de São Paulo continua a ter mais confirmações, com 19 casos

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 10/03/2020 às 16:53 | Atualizado em 11/03/2020 às 23:48
AFP PHOTO /NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH/NIAID-RML/HANDOUT
Brasil tem mais de 20 mil casos de coronavírus - FOTO: AFP PHOTO /NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH/NIAID-RML/HANDOUT

O número de casos confirmados do novo coronavírus sobe para 34 no País, com nove novos pacientes infectados em comparação com a segunda-feira (9). O boletim foi divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (10), em Brasília. O volume de pacientes voltou a subir após ter ficado estável entre domingo e segunda. Além disso, o País monitora ainda 893 casos suspeitos. Já os descartados ficam em 780.

O Estado de São Paulo continua a ter mais confirmações, com 19 casos. Também foram identificados oito no Rio de Janeiro, dois na Bahia, um no Espírito Santo, um no Distrito Federal, um em Minas Gerais, um em Alagoas e um no Rio Grande do Sul.

Apenas três estados não possuem casos confirmados ou suspeitos: Roraima, Amapá e Tocantins. 

No Distrito Federal, a paciente infectada após uma viagem para o Reino Unido está internada no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Segundo a Secretaria de Saúde da capital, ela apresenta quadro grave e instável e teve piora desde a segunda-feira (9), com febre e síndrome respiratória aguda severa. Além disso, o marido foi obrigado - após decisão judicial - a realizar teste para a doença e se manter isolado, o que conforme a Secretaria do DF foi cumprido. Ainda não há resposta sobre o resultado do exame.

OMS declara pandemia de novo coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quarta-feira (11) que a epidemia de Covid-19, que infectou mais de 110.000 pessoas em todo mundo desde o final de dezembro, pode ser considerada uma "pandemia", mas que pode ser "controlada".

"Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de propagação e de gravidade, bem como com os níveis alarmantes de inação" no mundo, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra.

"Consideramos, então, que a Covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia", afirmou.

Comentários

Últimas notícias