PANDEMIA

"Soamos o alarme alto e claro", diz diretor geral da OMS sobre pandemia de coronavírus

Apesar de classificar a situação como uma pandemia, a Organização Mundial da Saúde acredita que ela é possível de controlar

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 11/03/2020 às 14:35 | Atualizado em 11/03/2020 às 17:46
OMS/DIVULGAÇÃO
O diretor geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesu, pediu que os países se preparem para controlar a pandemia de coronavírus - FOTO: OMS/DIVULGAÇÃO

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou, na tarde desta quarta-feira (11), que a situação do coronavírus no mundo pode ser caracterizada como uma pandemia. "Nos próximos dias e semanas, a nossa expectativa é ver os números de casos, de mortes e de países afetados subir ainda mais. Nós soamos o sinal de alarme alto e claro", disse.

Tedros também pediu que todos os países ativem e ampliem seus mecanismos de resposta a emergências, informem profissionais sobre riscos e como podem se proteger, encontrem, isolem, testem e tratem todos os casos de Covid-19, rastreiem todos os contatos, preparem hospitais, protejam e capacitem os profissionais de saúde. "Vamos cuidar uns dos outros", disse.

"Avaliamos que a Covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia. Pandemia não é uma palavra a ser usada de forma leviana ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários", disse.

>> OMS finalmente decreta pandemia de coronavírus num cenário ainda sem muitas respostas

>> Mídia internacional reforça adiamento das Eliminatórias da Copa do Mundo 2022 por coronavírus

>> Teste para novo coronavírus será coberto por planos de saúde, diz Ministério

O anúncio e as falas do diretor geral da OMS foram postadas no perfil em português da Organização no Twitter. Mesmo descrevendo a situação como uma pandemia, Tedros afirmou que isso não altera a avaliação da OMS sobre a ameaça representada pelo novo coronavírus. "Não altera o que a OMS está fazendo e nem o que os países devem fazer", acrescentou.

O que é uma pandemia?

Uma doença infecciosa é considerada pandemia quando sua disseminação sai do controle e se espalha por uma região geográfica ou mesmo por todo o planeta, afetando uma grande quantidade de pessoas. Com a doença, 118 mil pessoas foram diagnosticadas em 114 países, e 4.291 morreram. A China e a Itália são os dois principais epicentros da doença no mundo.

Pandemia controlável

A situação de pandemia de coronavírus, porém, é vista pela OMS como possível de controlar. "Nunca vimos uma pandemia provocada por um coronavírus. E nunca vimos uma pandemia que, ao mesmo tempo, possa ser controlada. A OMS está em modo de resposta completa desde que foram notificados os primeiros casos", declarou Tedros.

Confira o pronunciamento do diretor geral da OMS

Podcast O fato é...

Mapa do Coronavírus pelo mundo

Comentários

Últimas notícias