Pernambuco chegou a quatro mortes causadas pelo novo coronavírus, segundo o balanço diário divulgado pelo governo do Estado. Além das quatro mortes, nas últimas 24 horas, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou mais nove casos do novo coronavírus, totalizando 57 casos confirmados do novo coronavírus, distribuídos por seis municípios, além do primeiro no arquipélago de Fernando de Noronha. Ao todo, 13 pacientes estão hospitalizados, sendo seis com suporte Intensivo (UTI/CTI) e outros 33 em isolamento domiciliar.
Por outro lado, Pernambuco também registrou mais uma cura, chegando a sete pacientes recuperadas da doença - todas do sexo feminino.
>> Brasil tem 92 mortes confirmadas de coronavírus e 3.417 casos
>> Coronavírus: Pernambuco atinge maior letalidade no Brasil pela doença
>> Pandemia de coronavírus faz poder público olhar para os vulneráveis no Brasil
O quarto óbito é de um homem de 82 anos, morador do bairro do Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife. O idoso faleceu na última quarta-feira (25), depois de dar entrada no Hospital dos Servidores do Estado, no bairro do Espinheiro, Zona Norte da cidade, na terça-feira (24). Ele não apresentava histórico de viagem ou contato com caso suspeito ou confirmado.
De acordo com as informações da Secretaria Estadual de Saúde, o paciente foi levado ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com baixa saturação de oxigênio cerebral, foi entubado na unidade de terapia intensiva (UTI) e, após a morte, teve amostras coletadas para a identificação do novo coronavírus. Além de idoso, o homem tinha diabetes, hipertensão e histórico de infecção do trato respiratório.
Por se tratar de um paciente que fazia parte do grupo considerado de risco e apresentar síndrome respiratória agura grave (srag), o paciente recebeu assistência médica prioritária, mas não resistiu.
Fernando de Noronha
Também nesta sexta-feira (27), Pernambuco confirmou o primeiro caso de coronavírus em Fernando de Noronha. O paciente é um homem de 48 anos, funcionário de uma empresa terceirizada e que está em isolamento no alojamento da empresa. Ele teve contato com 11 pessoas, que foram colocadas em quarentena em quartos isolados e diferentes, estão sendo monitoradas e testadas para evitar novas contaminações.
Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Comentários