COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Coronavírus: mais da metade dos municípios pernambucanos têm casos confirmados, e secretário faz cobrança a prefeitos

Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, fez apelo aos prefeitos da Região Metropolitana do Recife para que se criem leitos de UTI

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 23/04/2020 às 16:56 | Atualizado em 23/04/2020 às 17:00
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
"Vagas foram prometidas em Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes. Precisamos que essas vagas prometidas se transformem em realidade", disse André Longo - FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

Dos 184 municípios pernambucanos, 94 já têm pacientes que adoeceram pela covid-19, além do Arquipélago de Fernando de Noronha, que tem 28 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Com a expansão geográfica da doença e consequentemente a necessidade de assistência hospitalar para as pessoas que evoluem com gravidade, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, rogou aos prefeitos, principalmente aos de cidades do Grande Recife.

“Além da capital, aguardamos que outros municípios, também possam abrir leitos. Vagas foram prometidas em Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes. Precisamos que essas vagas prometidas se transformem em realidade. Por isso, faço um apelo aos prefeitos que compõem a Região Metropolitana do Recife (para que se criem os leitos)”, frisou o secretário. “Queremos que as vagas comecem a aparecer para este momento, pois já estamos precisando delas. Precisamos que todos acelerem seus projetos para transformar isso em efetiva assistência para salvar vidas”, complementou. 

O secretário reforçou que, nesta fase mais temida da epidemia, em que as UTIs operam no limite, o foco principal da gestão é na ampliação da terapia intensiva. “Todo os dias estamos na luta para abrir novos leitos. Pernambuco atingiu a marca de 673 vagas abertas para receber pacientes com síndrome respiratória aguda grave (srag) com suspeita ou confirmação da covid-19, sendo 327 leitos de UTI. Ou seja, em apenas 35 dias, ampliamos em mais de 30% essas vagas no Estado. Nossa expectativa é ter, no total, até o fim deste mês, 400 leitos de UTI abertos para assistência aos pacientes em nosso Estado", salientou.

Balanço 

Com 30 novos óbitos e 306 casos de coronavírus em Pernambuco, o Estado totaliza 312 mortes e 3.604 infectados, segundo balanço divulgado, na tarde desta quinta-feira (23), pela Secretaria Estadual de Saúde. 

Comentários

Últimas notícias