Dos 184 municípios pernambucanos, 94 já têm pacientes que adoeceram pela covid-19, além do Arquipélago de Fernando de Noronha, que tem 28 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Com a expansão geográfica da doença e consequentemente a necessidade de assistência hospitalar para as pessoas que evoluem com gravidade, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, rogou aos prefeitos, principalmente aos de cidades do Grande Recife.
- Recife aguarda respiradores e profissionais para que leitos construídos em hospital provisório sejam abertos
- Conselho Federal de Medicina decide permitir uso de cloroquina contra casos leves do coronavírus
- Justiça determina que Pernambuco forneça EPIs para profissionais de saúde, que prometem parar se não tiverem equipamentos
“Além da capital, aguardamos que outros municípios, também possam abrir leitos. Vagas foram prometidas em Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes. Precisamos que essas vagas prometidas se transformem em realidade. Por isso, faço um apelo aos prefeitos que compõem a Região Metropolitana do Recife (para que se criem os leitos)”, frisou o secretário. “Queremos que as vagas comecem a aparecer para este momento, pois já estamos precisando delas. Precisamos que todos acelerem seus projetos para transformar isso em efetiva assistência para salvar vidas”, complementou.
O secretário reforçou que, nesta fase mais temida da epidemia, em que as UTIs operam no limite, o foco principal da gestão é na ampliação da terapia intensiva. “Todo os dias estamos na luta para abrir novos leitos. Pernambuco atingiu a marca de 673 vagas abertas para receber pacientes com síndrome respiratória aguda grave (srag) com suspeita ou confirmação da covid-19, sendo 327 leitos de UTI. Ou seja, em apenas 35 dias, ampliamos em mais de 30% essas vagas no Estado. Nossa expectativa é ter, no total, até o fim deste mês, 400 leitos de UTI abertos para assistência aos pacientes em nosso Estado", salientou.
Balanço
Com 30 novos óbitos e 306 casos de coronavírus em Pernambuco, o Estado totaliza 312 mortes e 3.604 infectados, segundo balanço divulgado, na tarde desta quinta-feira (23), pela Secretaria Estadual de Saúde.
Comentários