A Open Knowledge Internacional (OKBR), organização não governamental presente em 66 países, com atuação nas áreas de transparência das gestões e abertura de dados públicos, tem analisado os portais oficiais dos Estados brasileiros e do governo federal para estabelecer um ranking de transparência na divulgação das informações à população sobre a pandemia da covid-19. Pela quarta semana consecutiva, Pernambuco desponta como o 1º colocado no ranking de transparência, agora isolado com 98 pontos.
- Coronavírus: mais da metade dos municípios pernambucanos têm casos confirmados, e secretário faz cobrança a prefeitos
- Com 407 novos óbitos e mais 3.735 casos de coronavírus em 24 horas, Brasil totaliza 3.313 mortes e 49.492 infectados
- Decreto recomenda à população de Pernambuco que não saia às ruas sem máscara e obriga uso para trabalhadores
"Pernambuco segue o seu compromisso de manter a população informada permanentemente sobre a situação da covid-19 no Estado. Figurar na liderança do ranking da transparência por quatro semanas seguidas e melhorando ainda mais a nossa pontuação ratifica o empenho e o trabalho árduo do Governo de Pernambuco, da Secretaria Estadual de Saúde e de outros órgãos estaduais para lidar com essa pandemia", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.
O Ceará, que dividia o 1º lugar com Pernambuco, foi para a 2ª posição, com 95 pontos. Em 3º lugar, está o Espírito Santo, com 93 pontos. A avaliação considera conteúdo, formato e nível de detalhamento das informações divulgadas nos portais dos governos dos Estados e do governo federal.
“É preciso reconhecer os esforços desses gestores, pois esses dados são fundamentais para que pesquisadores e jornalistas possam ajudar os governos a monitorar a crise e mesmo contribuir com soluções", diz a diretora-executiva da OKBR, Fernanda Campagnucci.
Comentários