COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Coronavírus: Pernambuco supera marca de 40 mil pacientes recuperados

Do total de pacientes recuperados, 9.191 são de casos graves e 30.897 de pacientes que tiveram sintomas leves de covid-19

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 29/06/2020 às 18:41 | Atualizado em 29/06/2020 às 19:39
ANDRÉA RÊGO BARROS/PCR
Do total de recuperados em Pernambuco, 25 mil são de moradores da cidade do Recife - FOTO: ANDRÉA RÊGO BARROS/PCR

Com 369 novos casos da covid-19 confirmados em Pernambuco nesta segunda-feira (29), subiu para 58.476 o número de pessoas que já foram infectadas pelo novo coronavírus no Estado. Além disso, o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apresenta um total de 4.782 mortes pela doença e 40.088 pessoas recuperadas da infecção no território pernambucano. Desse total, 9.191 são de casos graves (aqueles pacientes que, em sua maioria, passaram por internamento em unidade hospitalar e já receberam alta) e 30.897 casos leves. Com isso, esse número de recuperados é quase o triplo de casos ativos, que somam 13.603 pacientes. 

Os casos ativos, que descartam pacientes recuperados e mortes, são aqueles que permanecem em tratamento da covid-19 ou acompanhamento. Eles também são um indicador que ajudam a avaliar se a epidemia se acelera ou está em caminho de estabilização.

"São dados que superam a frieza dos números e nos motivam a continuar trabalhando incansavelmente para abrir novos leitos, salvando mais vidas. Até agora, neste que já é o maior esforço sanitário, logístico e de mobilização de recursos humanos da nossa história, já abrimos mais de 1.700 leitos, sendo 776 de UTI”, afirma o secretário Estadual de Saúde, André Longo.

No dia 26 de maio, período em que o Estado estava em quarentena rígida, eram 17.663 casos ativos. Esse número caiu para 13.985 uma semana depois, no dia 2 de junho, logo após o término do isolamento rigoroso. Na semana seguinte, foi para 13.856. No dia 15 de junho, eram 12.727 casos ativos. Nesta segunda-feira (29), contudo, volta a subir esse número, com 13.603 pacientes com a doença em atividade. 

Apesar de o Estado vir mostrando uma tendência de estabilização da epidemia (o que é impulsionado pelo cenário de queda de casos no Recife), permanecemos longe de comemorar um controle da transmissão. "Estamos todos aprendendo com a pandemia. Ninguém tem o condão de acertar sempre, mas a cautela é o melhor remédio em situações como essa. Não é o temor absoluto nem o imobilismo. Não podemos ficar imobilizados pelo medo, mas precisamos ter cautela nas tomadas de decisão", destacou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, em coletiva de imprensa online na última sexta-feira (26).

Com esse depoimento, observamos que há um chamado para adoção de cuidados nas fases de retomada das atividades socioeconômicas que vivenciamos atualmente. "É preciso que todos tomem consciência de que o vírus não foi embora. Ele está circulando em Pernambuco. Há ainda transmissão comunitária. Todos precisamos nos cuidar, mesmo na Região Metropolitana, onde há hoje um controle maior da doença. Não se enganem; o vírus está aí, ele é perigoso", reforçou Longo.

A advertência do secretário mostra apenas que estamos passando por uma fase de maior estabilidade na capital e em algumas cidades do Grande Recife. "Outras localidades (onde a epidemia despontou antes de Pernambuco) têm demonstrado que, se houver descuido, o vírus volta e pode voltar com força. Precisamos estar atentos, retomando atividades econômicas de forma paulatina, com cuidados e protocolos rígidos para manter a doença sob controle", frisou.

Capital pernambucana

Também nesta segunda-feira (29), o Recife divulgou que totaliza 17 mil moradores recuperados da covid-19. "São pessoas que contraíram a doença e já estão curadas. O nosso sistema de saúde vem prestando um importante serviço nesta pandemia. Somente o Samu Recife já chegou a 3.700 atendimentos por causas respiratórias neste período. Nossa rede de hospitais de campanha já fez 4 mil internações. Somente o Hospital dos Coelhos, o maior deles, já chegou a mil internações neste último final de semana. Nós vamos continuar trabalhando para enfrentar a pandemia e salvar o máximo possível de recifenses da covid", garantiu o prefeito Geraldo Julio. 

Confira os casos da covid-19 em Pernambuco por município:

Comentários

Últimas notícias