COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Veja o calendário da retomada das aulas presenciais para cursos livres em Pernambuco

Anúncio foi feito secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio, nesta quinta-feira (6)

Amanda Azevedo Cinthya Leite
Cadastrado por
Amanda Azevedo
Cinthya Leite
Publicado em 06/08/2020 às 17:41 | Atualizado em 06/08/2020 às 23:33
PEDRO MENEZES/SEI
Desenvolvemos um plano executivo para a retomada, tratando de que deve ocorrer em etapas. Por exemplo, priorizando anos como o 3º ano do ensino médio", explicou o secretário Fred Amancio - FOTO: PEDRO MENEZES/SEI

Atualizada às 21h05

Uma análise dos números da Saúde em Pernambuco, segundo o governo do Estado, feita pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, revelou que os índices de contágio do novo coronavírus permanecem em queda, indicando que o Estado tem capacidade de dar mais um passo no plano de convivência com o novo coronavírus. Dessa maneira, o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio, anunciou nesta quinta-feira (6), em coletiva de imprensa, o calendário de retomada das aulas presenciais para cursos livres em Pernambuco. As atividades incluem aulas de idiomas, de qualificação e formação profissional e cursos das autoescolas. 

Confira:

1ª Etapa - a partir do dia 17 de agosto

Podem voltar até 25% da capacidade de cada instituição, com alunos a partir de 18 anos

2ª Etapa - a partir do dia 24 de agosto

Podem voltar até 50% da capacidade de cada instituição, com alunos a partir de 15 anos

3ª Etapa - a partir do dia 31 de agosto

Podem voltar até 75% da capacidade de cada instituição, com alunos a partir de 11 anos

4ª Etapa - a partir de 08 de setembro

Podem voltar 100% da capacidade de cada instituição

“A decisão foi tomada após criteriosa análise dos números da pandemia no Estado, e as instituições de ensino deverão obedecer ao protocolo setorial de segurança, respeitando as orientações sobre distanciamento social e as medidas de proteção e prevenção. É importante ressaltar que o gabinete de enfrentamento à covid-19 está monitorando o número de casos e, se necessário, a evolução das etapas de retomada pode ser reconsiderada”, disse Fred Amancio.

O que não volta

O secretário Fred Amancio também deixou claro que não está ainda autorizada a volta das aulas presenciais na educação básica (ensino infantil, anos fundamentais e médio) nem no ensino superior. 

"Também não voltam, por enquanto, as aulas presenciais nos cursos técnicos nem aquelas que são preparatórias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)", destacou Fred. Também não estão autorizados os cursos preparatórios para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e outros vestibulares ou disciplinas específicas.

Essas atividades seguem suspensas até o dia 15 de agosto, e ainda não há uma definição sobre a data de retorno. Um plano de retomada está em fase final de elaboração e será divulgado em breve.

A incerteza preocupa o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe), que alega que as escolas particulares já estão preparadas para retomar as atividades de forma gradual. "Continuamos na luta pela definição de uma data, começamos a sentir que é profundamente injusto com a área de educação. Vemos organismos internacionais de respeito na área de saúde colocando nossa atividade em médio risco, e há atividades de alto risco que já retornaram. As únicas que permanecem praticamente sem voltar, nas áreas consideradas de médio risco, são escolas e universidades", afirmou o presidente do Sinepe, José Ricardo Diniz.

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), afirmou que a maior parte dos prefeitos discorda de uma eventual volta ainda este mês. "A gente acha que em agosto não tem condições. Terminado o mês, avaliamos os números. Quem vai dizer, necessariamente, são as autoridades sanitárias, mas o sentimento hoje é quase unanimidade. Como os números estão caindo, a gente tem que fazer uma avaliação bem equilibrada. De qualquer forma, o prejuízo é imensurável para toda a cadeia", disse.

Em uma assembleia realizada pelo órgão no início da semana, prefeitos defenderam que o retorno só ocorra em 2021, por causa dos riscos de contaminação.

Confira os casos da covid-19 em Pernambuco por município:

Comentários

Últimas notícias