COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Sobe para 22 o número de casos de síndrome rara associada à covid-19 entre crianças em Pernambuco

Com mais quatro novas notificações anunciadas nesta terça-feira (22), o Estado passa a totalizar 22 crianças que tiveram covid-19 e evoluíram com a síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 22/09/2020 às 19:52 | Atualizado em 22/09/2020 às 19:55
FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Todos os 22 casos tiveram resultado positivo para covid-19 - FOTO: FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

Nesta terça-feira (22), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) atualizou os dados da síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P) - condição associada à covid-19 que acomete crianças e adolescentes. Com mais quatro novas notificações, o Estado passa a totalizar 22 casos da síndrome. Entre elas, 20 pacientes se recuperaram e tiveram alta hospitalar. Outras duas crianças foram a óbito. Todos tiveram resultado positivo para covid-19.

As quatro novas notificações são de pacientes que apresentaram sintomas entre os meses de maio e junho. Todos receberam alta hospitalar em junho. Eles têm idade entre 1 e 14 anos e são residentes de Jaboatão dos Guararapes (2 deles), Vitória de Santo Antão e Recife.

Do total de casos, 20 são de Pernambuco - Recife (6 - entre eles, 2 óbitos), Caruaru (2), Ipojuca (1), Jaboatão dos Guararapes (3), Goiana (1), Sirinhaém (1), Joaquim Nabuco (1), Limoeiro (1), Timbaúba (1), Flores (1), Santa Cruz do Capibaribe (1), Vitória de Santo Antão (1) - e 2 de outros estados (Alagoas e Piauí), mas que procuraram atendimento médico no Estado.

Entre os sintomas da síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica associada à covid-19, estão febre persistente acompanhada de um conjunto de manifestações, como pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, intensa dor abdominal, náuseas, vômitos e comprometimento respiratório, entre outros sinais.

A notificação da síndrome foi instituída no início deste mês de agosto, e os serviços de saúde, além de atentos para ocorrência de casos novos, estão resgatando ocorrências desde o começo da pandemia. Dos casos registrados até o momento, 11 são do sexo masculino e 11 do feminino, com idades entre 1 e 14 anos.

Comentários

Últimas notícias