COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Pernambuco tem mais uma morte de criança com síndrome rara associada à covid-19

O segundo óbito foi de uma menina de 1 ano e 11 meses, moradora do Recife, que faleceu em agosto

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/09/2020 às 17:45
Notícia

FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Até o momento, Pernambuco contabiliza 18 confirmações da síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica associada à covid-19 - FOTO: FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Leitura:

Nesta quarta-feira (16), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) atualizou os dados da síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P) - condição que acomete crianças e adolescentes e que está associado à covid-19. Segundo a SES, foi confirmado o segundo óbito de menina de 1 ano e 11 meses, moradora do Recife, que faleceu no início de agosto.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SES) informou que recebeu a notificação da morte da criança na terça-feira (15). A menina tinha asma e, no dia 18 de julho, começou a apresentar febre, tosse, baixa produção de urina, falta de ar e saturação abaixo de 95%. "Ela deu entrada em um hospital público estadual, no dia 22 de julho, com quadro de insuficiência renal e chiado na respiração, sendo internada na UTI no mesmo dia. O resultado do exame RT-PCR deu positivo para covid-19. A criança evoluiu para o óbito no dia 6 de agosto", diz, em nota, a Sesau. 

A primeira morte por SIM-P foi confirmada, pela SES, no dia 25 de agosto: uma menina de 11 anos, que morava na capital pernambucana, foi a óbito em 24 de junho. Segundo a Sesau, ela deu entrada num hospital público estadual em 23 de junho e faleceu no dia seguinte (24/6). Não chegou a ser internada em leito de unidade de terapia intensiva (UTI). Ainda de acordo com a Sesau, a menina não tinha histórico de doença preexistente. 

O boletim da SES desta quarta-feira (16) também destaca que, até o momento, Pernambuco contabiliza 18 casos da síndrome. Entre eles, além dos dois óbitos, 16 já evoluíram para a recuperação e alta hospitalar. Todos tiveram resultado positivo para o novo coronavírus. 

Do total de casos, 16 são de Pernambuco: Recife (5 - entre eles, 2 óbitos), Caruaru (2), Ipojuca (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Goiana(1), Sirinhaém (1), Joaquim Nabuco (1), Limoeiro (1), Timbaúba (1), Flores (1),Santa Cruz do Capibaribe (1). Há outros dois casos de outros Estados (Alagoas e Piauí), mas que procuraram atendimento médico em Pernambuco.

A notificação da síndrome foi instituída no início deste mês de agosto, e os serviços de saúde, além de atentos para ocorrência de casos novos, estão resgatando ocorrências desde o começo da pandemia. Dos casos registrados até o momento, oito são meninos e dez meninas, com idades de 1 a 13 anos.

Confira os casos da covid-19 em Pernambuco por município:

O jornalismo profissional precisa do seu suporte.

Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias