boletim

Pernambuco em queda nos casos e estabilidade nas mortes provocadas pelo coronavírus

Estado confirmou mais 1.229 casos da covid-19 e 32 óbitos em decorrência da doença

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 29/09/2020 às 14:21 | Atualizado em 29/09/2020 às 14:21
DOUGLAS MAGNO/AFP
O objetivo da missão é encontrar a possível origem animal do SARS-CoV-2 e os seus canais de transmissão para humanos - FOTO: DOUGLAS MAGNO/AFP

Pernambuco segue em tendência de queda nos casos e estabilidade em mortes provocadas pelo novo coronavírus. Em análise feita a partir de dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foi constatado que a média móvel diária - média dos últimos sete dias, considerada como o melhor meio de medir o avanço da enfermidade em um local - registrou uma queda de 23% nesta terça-feira (29) em comparação aos últimos 14 dias. Já a média móvel de mortes em decorrência da covid-19 apresentou a queda de apenas 1%, o que significa que o Estado está em estabilidade. Só é considerada que a média móvel esteve em queda ou em alta quando esta variável passa de 15%, seja o percentual negativo ou positivo. Caso não atinja, é tida como estável.

Com a média móvel tendo atingido 548 nesta terça, Pernambuco apresenta uma tendência queda nos casos por três dias seguidos, já que nessa segunda (28) o Estado alcançou a média 474, com tendência de queda de 37% e no domingo (27) atingiu a média 500, com tendência de queda de 21%.

>> Grande Recife registrou três mortes por coronavírus nessa segunda; concentração de casos ficou no interior de Pernambuco

A média móvel é uma análise que soma os números de casos de um dia com os dos seis dias anteriores, dividindo o resultado por sete. O resultado reúne a influência de todos os dias da semana e pode ser atualizado diariamente. É uma forma de fazer um retrato da semana para diluir o represamento de notificações de covid-19 que geralmente ocorre nos fins de semana.

Sobre as mortes, Pernambuco segue em estabilidade também por três dias seguidos. Nesta terça, a média obtida foi 24, com apenas 1% de queda, assim também como na segunda-feira, que obteve queda apenas de 5%. Já no domingo, a média foi 23, com queda de apenas 5%. É válido lembrar novamente que, no geral, só é considerado que o Estado está em alta ou em queda, se o percentual positivo ou negativo alcançar a variável de 15%.

Novos casos e mortes

Nas últimas 24 horas a SES-PE confirmou mais 1.229 casos do novo coronavírus. Com isso, o total de infectados pela covid-19 chegou a 146.325 . Também foram confirmados nesta terça mais 32 óbitos, totalizando 8.222 vidas perdidas no Estado desde o início da pandemia.

Segundo o órgão, entre os confirmados nesta terça, 1.208 casos (98,3%) são casos leves, ou seja, pacientes que não precisaram de internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou curados. Os outros 21 (1,7%)) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Do total de infectados, 120.069 foram considerados casos leves e 26.256 graves.

Já as mortes do informe divulgado pela SES-PE ocorreram desde o dia 30 de maio. Do total de mortes de óbitos, sete (22%) foram registradas nos últimos três dias, sendo uma na segunda-feira, uma em no domingo e cinco em no sábado. Os outros 25 registros (78%) ocorreram entre os dias 30 de maio e 25 de setembro.

 

 

 

Comentários

Últimas notícias