Menos de 15 dias após ultrapassar a marca de 500 mil testes para covid-19 realizados na população, Pernambuco superou, neste sábado (17), o patamar dos 550 mil exames para detecção do novo coronavírus. Já são 550.653 processados, entre testes rápidos, sorologias e exames de biologia molecular (RT-PCR). Somente nas últimas 24h, cerca de 3,9 mil exames foram processados no Estado.
- Estudo comprova que novo coronavírus afeta o cérebro e detalha seus efeitos nas células nervosas
- Pesquisa feita em Pernambuco confirma que Zika vírus pode ser transmitido sexualmente
- Dia Nacional da Vacinação alerta para onda de desinformação, que provoca queda na cobertura e pode provocar retorno de doenças
- Pernambuco registra 403 novos casos por covid-19 e mantém tendência de queda na média móvel de mortes
Atualmente, a testagem pode ser feita por todos os pernambucanos que possuem sintomas da doença, inclusive leves, ou aqueles que tiveram contato com casos confirmados, mesmo estando assintomáticos.
"Um dos compromissos do Governo de Pernambuco no enfrentamento ao novo coronavírus é a ampliação da capacidade de testagem para a doença. Essa marca logo foi atingida principalmente por causa da modernização do parque tecnológico do Laboratório de Saúde Pública do Estado (Lacen-PE), o que automatizou o processo e quadruplicou a capacidade de produção diária, além dos centros de testagem mantidos pela gestão estadual e o agendamento do exame em unidades municipais através do aplicativo Atende em Casa", pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo.
Comentários