COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Pernambuco investiga cinco casos suspeitos de reinfecção pelo novo coronavírus

Informação foi dada pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (5)

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 05/11/2020 às 23:35 | Atualizado em 05/11/2020 às 23:51
HÉLIA SCHEPPA/SEI
Casos suspeitos de reinfecção em Pernambuco serão avaliados pelo Ministério da Saúde - FOTO: HÉLIA SCHEPPA/SEI

Pernambuco investiga cinco casos suspeitos de reinfecção pelo novo coronavírus, segundo informou o secretário Estadual de Saúde, André Longo, em coletiva de imprensa transmitida pela internet nesta quinta-feira (5). "Enviaremos isso (relato dos casos) para o Ministério da Saúde, a fim de confirmar ou não a reinfecção", disse. O órgão federal divulgou, na última sexta-feira (30), uma nota técnica que estabelece orientações preliminares sobre a conduta frente a um caso suspeito de reinfecção da covid-19 no Brasil. O objetivo é identificar esses registros para que se possa proporcionar monitoramento epidemiológico e laboratorial adequados.

Segundo o documento, é considerado suspeito de reinfecção quem tem dois resultados positivos de RT-PCR para covid-19, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independentemente das manifestações da doença observadas nos dois episódios.

"Um ponto sensível diz respeito à imunidade adquirida e sua persistência, pois recentes estudos publicados admitem a possibilidade de reinfecção pelo novo coronavírus em um curto período de tempo. A analogia com outros vírus semelhantes indica que a hipótese de reinfecção é plausível. Também já há relatos de casos suspeitos de reinfecção por parte das vigilâncias de alguns Estados no Brasil, que descrevem intervalos de tempo bastante variáveis entre as duas possíveis infecções", destaca a nota técnica do ministério.

No início de outubro, o JC publicou reportagem sobre dois casos em Pernambuco que despontaram como evidência de reinfecção pelo novo coronavírus. O trabalho, divulgado em revista científica internacional, documentou pela primeira vez dois pacientes do Recife que apresentaram um segundo quadro do novo coronavírus com resultados positivos de RT-PCR. O assunto provocou reações e opiniões diversas na classe médica

Comentários

Últimas notícias