Testagem

Apesar do dia de votação, procura por testes da covid-19 foi grande no Geraldão, Zona Sul do Recife

Reportagem do JC registrou vários carros na fila enquanto aguardavam o teste

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 15/11/2020 às 12:07 | Atualizado em 15/11/2020 às 12:12
Filipe Jordão/JC Imagem
Testes podem ser feitos das 8h às 17h, de domingo a domingo - FOTO: Filipe Jordão/JC Imagem

Apesar do dia de votação neste domingo (15), a procura foi grande pelos testes de covid-19 nesta manhã. Em passagem pelo Geraldão, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, a reportagem do JC registrou vários carros esperando na fila para realizar os testes.

A procura pelos testes vem sendo grande nas últimas semanas após alguns indicativos que podem sugerir uma tendência de alta de casos em Pernambuco. Por conta disso, o Geraldão foi coloca como mais uma opção de testagem nessa última semana. Na abertura, na quarta (12), a espera chegou a ser de quatro horas em média. O local funciona de domingo a domingo, das 8h às 17h, sem agendamento.

Além do Geraldão, há o Centro de Convenções, em Olinda, e o Ceasa, na Zona Oeste do Recife, funcionamento como centros de testagem no mesmo esquema. A pessoa pode chegar no carro ou a pé.

O espaço no Geraldão foi montado com o intuito de desafogar a demanda do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), localizado em Olinda, que tem registrado longa espera nos últimos dias. Primeiro centro montado pelo Governo do Estado, ele realiza 400 exames diários. Além dele, há outro instalado no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h, com capacidade para 300 acolhimentos. Ambos não necessitam de agendamento prévio. O centro de testagem do Geraldão funcionará neste mesmo esquema, atendendo a população de forma espontânea.

Profissionais da educação e seus contatos no ambiente de trabalho e domiciliar, podem realizar testagem na sede da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, na Avenida Afonso Olindense, 1513, Várzea, Zona Oeste do Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Para utilizar o serviço é preciso realizar agendamento pelo Atende em Casa, que contempla 146 cidades pernambucanas. O Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, no Recife, também realiza testes mediante agendamento. 

Testagem gratuita no Recife

Com agendamento

Para fazer a testagem nesses locais é necessário fazer agendamento por meio do aplicativo atende em casa.

  • Policlínica Waldemar de Oliveira (Rua Marquês do Pombal, 115, Santo Amaro)
  • Upinha Dra. Fernanda Wanderley (Rua Uriel de Holanda, 300, Linha do Tiro)
  • Upinha Governador Eduardo Campos (Rua Itabira, s/n, Bomba do Hemetério)
  • Unidade Básica Tradicional Mário Ramos (Rua Oscar de Barros, s/n, Casa Amarela)
  • Upinha Vila Arraes (Av. Afonso Olindense, 1513, Várzea)
  • Centro de Saúde Bidu Krause (Av. Onze de Agosto, s/n, Totó)
  • UBT Romero Marques (Rua Carlos Gomes, 932, Prado)
  • UBT Romildo Gomes (Rua Jalisco, s/n, Imbiribeira)
  • Upinha Hélio Mendonça (Av da Recuperação, 6426, Córrego do Jenipapo)
  • Upinha Moacyr André Gomes (Av Norte, 5400, Morro da Conceição)
  • UBT Ivo Rabelo (Av Campina Grande, s/n, Ur 1, Cohab)
  • USF Rio da Prata (Rua Rio da Prata, 455, Ibura)
  • Centro de Saúde Professor José Carneiro Leão (Rua Nogueira de Souza, 334, Pina)
  • Centro de Saúde Professor Joaquim Cavalcante (Avenida do Forte, 1350, Torrões)
  • Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe) (Rua Tabira, s/n, Boa Vista)

Testagem gratuita em Olinda

  • Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE) - Olinda - sistema drive-thru (Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Olinda)

Testagem gratuita em Camaragibe

O município de Camaragibe iniciou uma ação de testagem no Parque Maria Amazonas, localizado na entrada do município. Trata-se de testes rápidos e qualquer pessoa adulta, apresentando sintomas ou não, pode se dirigir ao local portando documento de identificação para fazer o teste.

Segundo a prefeitura, serão ofertados cerca de 200 testes nesta ação e não há horário previsto para encerramento da ação. A prefeitura não informou qual será o procedimento adotado para possíveis diagnósticos positivos.

Testagem gratuita em Jaboatão dos Guararapes

Os moradores de Jaboatão dos Guararapes podem encontrar os testes gratuitamente em três policlínicas w 16 Unidades de Saúde da Família (USF), mas também é preciso agendar antes. O agendamento deve ser feito por meio do número 99975-1640, do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.

As policlínicas Manoel Calheiros, em Prazeres, Carneiro Lins, no Curado e Mariinha Melo, em Vila Rica, realizam o teste do tipo RT-PCR para pessoas com sintomas ou que irão se submeter a procedimentos cirúrgicos. Nas USF e no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) estão disponíveis os testes rápidos para pessoas que tiveram sintomas e que cumpriram a quarentena.

Testagem gratuita em Ipojuca

O município de Ipojuca está realizando testagens do tipo RT-PCR. Para fazer o teste, é necessário entrar em contato com o Plantão Coronavírus, números disponibilizados pelo município para uma espécie de triagem. O cidadão deve ligar para o 99467-8194 (também disponível pelo WhatsApp) ou 0800 281 5161, que funciona todos os dias das 7h às 19h, e agendar o teste que é feito no Laboratório Municipal de Ipojuca, no centro da cidade.

Comentários

Últimas notícias