Com informações da repórter Lílian Fonseca, da TV Jornal
Atualizada às 13h40
Mais um dia de fila enorme e muita espera em frente a um dos locais para testagem da covid-19 que fica no Centro de Convenções, em Olinda, no Grande Recife. Neste domingo (8), muitas pessoas chegaram cedo com o objetivo de garantir uma das fichas e, antes das 8h, horário em que o centro de testagem drive-thru começa a funcionar, já havia uma longa fila de veículos. No sábado (7), o boletim epidemiológico enviado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostrou que 81% dos leitos de UTI da rede pública em Pernambuco estão ocupados.
Neste domingo (8), assim como ocorreu outros dias ao longo da última semana, os veículos ocuparam uma faixa inteira da Avenida Professor Andrade Bezerra, chegando até a Estrada de Belém, no Recife. No local, que funciona de domingo a domingo, a partir das 8h, os testes para a covid-19 são feitos gratuitamente, sem a necessidade de agendamento. A capacidade diária é de 400 exames do tipo RT-PCR, sendo 300 para quem for de carro e 100 para quem chegar a pé.
- Após 38 dias, Pernambuco volta a registrar nesta sexta-feira (6) mais de mil novos casos de covid-19
- Especialistas vão testar aspirina como potencial tratamento contra a covid-19
- Confraternizações mudam este ano por conta da pandemia de covid-19. Em Pernambuco, bares e restaurantes tentam 'reorganizar' a festa
- Covid-19: Fila enorme para testes no Centro de Convenções, em Olinda, um dia após Estado registrar 1 mil novos casos
- Pernambuco está com 81% das UTIs de covid-19 ocupadas
A distribuição das fichas é feita para evitar que as pessoas esperem na fila e não consigam ser atendidas. O consultor de vendas Danilo Amorim chegou no Centro de Convenções por volta das 5h40. Foi um dos primeiros. Como o pai dele testou positivo recentemente para a doença, Danilo foi juntamente com sua mãe, de 73 anos, fazer o exame. "Eu vou fazer o reteste para ver se estou positivo, junto com minha mãe. Cheguei às 5h40 e já tinha gente na fila. E sempre essa demora", disse.
O fonoaudiólogo Mannix de Azevedo foi ao centro de testagem neste domingo porque havia tentado agendar em outro lugar, na última quinta-feira (5), mas só tinha vaga oito dias após a data. "Passei mais de quatro horas na fila de espera. Trabalho na área de saúde, com home care. Quis fazer o teste para ter uma segurança maior tanto para mim, quanto para os meus pacientes. Eu tentei na Policlínica Waldemar de Oliveira, mas só tinha para o dia 12. É difícil porque a gente acorda cedo no fim de semana e perde a manhã toda na fila", declarou.
Quem também reclamou da demora foi o motofretista Stênio de Andrade, que foi com seu filho fazer o exame. Ele apresenta sintomas gripais. "Até entrar demora bastante, tem que ter paciência. Mas é bom para se cuidar e cuidar do próximo. Eu vou fazer juntamente com ele para tentar descartar a possibilidade de estar", acrescentou.
Como as reclamações têm sido constantes em relação à demora no atendimento, o governo de Pernambuco anunciou a abertura de mais um centro de testagem a partir da próxima quarta-feira (11), que funcionará no Ginásio Geraldo Magalhães, o Geraldão, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Atualmente, no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa) também possível fazer o teste sem agendamento. Porém, ele só funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h, para 300 atendimentos.
Com agendamento prévio, há o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, no Recife. Para os profissionais da educação e seus contatos no ambiente de trabalho e domiciliar, o centro de testagem está montado na sede da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, na Avenida Afonso Olindense, 1513, Várzea, no Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Ambos fazem a marcação pelo Atende em Casa, que contempla 146 cidades pernambucanas.
Pernambuco confirmou, neste domingo (8), 411 novos casos da covid-19, sendo 13 de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e 398 leves. Também foram registrados oito óbitos, ocorridos desde o dia 19 de maio. Agora, o Estado totaliza 166.333 casos confirmados do novo coronavírus, sendo 27.347 graves e 138.986 leves.
Confira os locais disponíveis para realização da testagem:
Locais com agendamento
Para fazer a testagem nesses locais é necessário fazer um agendamento por meio do aplicativo atende em casa.
Policlínica Waldemar de Oliveira
Rua Marquês do Pombal, 115, Santo Amaro
Upinha Dra. Fernanda Wanderley
Rua Uriel de Holanda, 300, Linha do Tiro
Upinha Governador Eduardo Campos
Rua Itabira, s/n, Bomba do Hemetério
Unidade Básica Tradicional Mário Ramos
Rua Oscar de Barros, s/n, Casa Amarela
Upinha Vila Arraes
Av. Afonso Olindense, 1513, Várzea
Centro de Saúde Bidu Krause
Av. Onze de Agosto, s/n, Totó
UBT Romero Marques
Rua Carlos Gomes, 932, Prado
UBT Romildo Gomes
Rua Jalisco, s/n, Imbiribeira
Upinha Hélio Mendonça
Av da Recuperação, 6426, Córrego do Jenipapo
Upinha Moacyr André Gomes
Av Norte, 5400, Morro da Conceição
UBT Ivo Rabelo
Av Campina Grande, s/n, Ur 1, Cohab
USF Rio da Prata
Rua Rio da Prata, 455, Ibura
Centro de Saúde Professor José Carneiro Leão
Rua Nogueira de Souza, 334, Pina
Centro de Saúde Professor Joaquim Cavalcante
Avenida do Forte, 1350, Torrões
Locais onde não precisa ser feito agendamento
Nesses pontos de testagem não é necessário fazer agendamento, é só comparecer ao local para ser atendido por ordem de chegada.
Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa)
BR 101 Sul, Km 70, Nº 550 - Curado
Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe)
Rua Tabira, s/n, Boa Vista
Opção em Olinda
Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE) - Olinda - sistema drive-thru
Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Olinda
Comentários