Saúde

Covid-19: Centro de Convenções, em Olinda, registra longa fila para testes neste domingo (8)

No sábado (7), o boletim epidemiológico enviado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostrou que 81% dos leitos de UTI da rede pública em Pernambuco estão ocupados

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 08/11/2020 às 12:00 | Atualizado em 08/11/2020 às 13:40
FÁBIO COSTA/JC IMAGEM
Neste domingo (8), muitas pessoas chegaram cedo ao Centro de Convenções, em Olinda, com o objetivo de garantir uma das fichas para o teste da covid-19 - FOTO: FÁBIO COSTA/JC IMAGEM

Com informações da repórter Lílian Fonseca, da TV Jornal

Atualizada às 13h40

Mais um dia de fila enorme e muita espera em frente a um dos locais para testagem da covid-19 que fica no Centro de Convenções, em Olinda, no Grande Recife. Neste domingo (8), muitas pessoas chegaram cedo com o objetivo de garantir uma das fichas e, antes das 8h, horário em que o centro de testagem drive-thru começa a funcionar, já havia uma longa fila de veículos. No sábado (7), o boletim epidemiológico enviado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostrou que 81% dos leitos de UTI da rede pública em Pernambuco estão ocupados.

Neste domingo (8), assim como ocorreu outros dias ao longo da última semana, os veículos ocuparam uma faixa inteira da Avenida Professor Andrade Bezerra, chegando até a Estrada de Belém, no Recife. No local, que funciona de domingo a domingo, a partir das 8h, os testes para a covid-19 são feitos gratuitamente, sem a necessidade de agendamento. A capacidade diária é de 400 exames do tipo RT-PCR, sendo 300 para quem for de carro e 100 para quem chegar a pé. 

A distribuição das fichas é feita para evitar que as pessoas esperem na fila e não consigam ser atendidas. O consultor de vendas Danilo Amorim chegou no Centro de Convenções por volta das 5h40. Foi um dos primeiros. Como o pai dele testou positivo recentemente para a doença, Danilo foi juntamente com sua mãe, de 73 anos, fazer o exame. "Eu vou fazer o reteste para ver se estou positivo, junto com minha mãe. Cheguei às 5h40 e já tinha gente na fila. E sempre essa demora", disse.

O fonoaudiólogo Mannix de Azevedo foi ao centro de testagem neste domingo porque havia tentado agendar em outro lugar, na última quinta-feira (5), mas só tinha vaga oito dias após a data. "Passei mais de quatro horas na fila de espera. Trabalho na área de saúde, com home care. Quis fazer o teste para ter uma segurança maior tanto para mim, quanto para os meus pacientes. Eu tentei na Policlínica Waldemar de Oliveira, mas só tinha para o dia 12. É difícil porque a gente acorda cedo no fim de semana e perde a manhã toda na fila", declarou.

Quem também reclamou da demora foi o motofretista Stênio de Andrade, que foi com seu filho fazer o exame. Ele apresenta sintomas gripais. "Até entrar demora bastante, tem que ter paciência. Mas é bom para se cuidar e cuidar do próximo. Eu vou fazer juntamente com ele para tentar descartar a possibilidade de estar", acrescentou.

Como as reclamações têm sido constantes em relação à demora no atendimento, o governo de Pernambuco anunciou a abertura de mais um centro de testagem a partir da próxima quarta-feira (11), que funcionará no Ginásio Geraldo Magalhães, o Geraldão, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Atualmente, no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa) também possível fazer o teste sem agendamento. Porém, ele só funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h, para 300 atendimentos.

FÁBIO COSTA/JC IMAGEM
Quem foi ao Centro de Convenções neste domingo (8) enfrentou longas filas - FÁBIO COSTA/JC IMAGEM
FÁBIO COSTA/JC IMAGEM
São entregues 400 fichas, diariamente, para testagem da covid-19 através do exame RT-PCR - FÁBIO COSTA/JC IMAGEM
FÁBIO COSTA/JC IMAGEM
No Centro de Convenções é possível fazer a testagem para o novo coronavírus sem agendamento e de forma gratuita - FÁBIO COSTA/JC IMAGEM
FÁBIO COSTA/JC IMAGEM
As testagens no Centro de Convenções se iniciam às 8h - FÁBIO COSTA/JC IMAGEM
FÁBIO COSTA/JC IMAGEM
As testagens no Centro de Convenções acontecem de domingo a domingo - FÁBIO COSTA/JC IMAGEM
FÁBIO COSTA/JC IMAGEM
A capacidade diária é de 400 exames do tipo RT-PCR, sendo 300 para quem for de carro e 100 para quem chegar a pé - FÁBIO COSTA/JC IMAGEM

Com agendamento prévio, há o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, no Recife. Para os profissionais da educação e seus contatos no ambiente de trabalho e domiciliar, o centro de testagem está montado na sede da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, na Avenida Afonso Olindense, 1513, Várzea, no Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Ambos fazem a marcação pelo Atende em Casa, que contempla 146 cidades pernambucanas.

Pernambuco confirmou, neste domingo (8), 411 novos casos da covid-19, sendo 13 de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e 398 leves. Também foram registrados oito óbitos, ocorridos desde o dia 19 de maio. Agora, o Estado totaliza 166.333 casos confirmados do novo coronavírus, sendo 27.347 graves e 138.986 leves.

Confira os locais disponíveis para realização da testagem:

Locais com agendamento

Para fazer a testagem nesses locais é necessário fazer um agendamento por meio do aplicativo atende em casa.

Policlínica Waldemar de Oliveira

Rua Marquês do Pombal, 115, Santo Amaro

Upinha Dra. Fernanda Wanderley

Rua Uriel de Holanda, 300, Linha do Tiro

Upinha Governador Eduardo Campos

Rua Itabira, s/n, Bomba do Hemetério

Unidade Básica Tradicional Mário Ramos

Rua Oscar de Barros, s/n, Casa Amarela

Upinha Vila Arraes

Av. Afonso Olindense, 1513, Várzea

Centro de Saúde Bidu Krause

Av. Onze de Agosto, s/n, Totó

UBT Romero Marques

Rua Carlos Gomes, 932, Prado

UBT Romildo Gomes

Rua Jalisco, s/n, Imbiribeira

Upinha Hélio Mendonça

Av da Recuperação, 6426, Córrego do Jenipapo

Upinha Moacyr André Gomes

Av Norte, 5400, Morro da Conceição

UBT Ivo Rabelo

Av Campina Grande, s/n, Ur 1, Cohab

USF Rio da Prata

Rua Rio da Prata, 455, Ibura

Centro de Saúde Professor José Carneiro Leão

Rua Nogueira de Souza, 334, Pina

Centro de Saúde Professor Joaquim Cavalcante

Avenida do Forte, 1350, Torrões

 

Locais onde não precisa ser feito agendamento

Nesses pontos de testagem não é necessário fazer agendamento, é só comparecer ao local para ser atendido por ordem de chegada.

Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa)

BR 101 Sul, Km 70, Nº 550 - Curado

Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe)

Rua Tabira, s/n, Boa Vista

Opção em Olinda

Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE) - Olinda - sistema drive-thru

Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Olinda

Comentários

Últimas notícias