Com o recente aumento de casos da covid-19 em Pernambuco, voltou a ser comum ouvir relatos sobre contaminações entre amigos, familiares e pessoas próximas. Por isso, também são observadas longas filas nos centros gratuitos de testagens localizados no Grande Recife. E, apesar de convivermos com a pandemia há oito meses, muita desinformação ainda é compartilhada. Pensando nisso, o JC trouxe um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o estágio atual da doença e o que há disponível para combatê-la.
- Pernambuco completa uma semana em tendência de alta na média móvel de casos da covid-19
- Covid-19: Recife volta a confirmar mais de 200 novos casos num único dia
- Aumento de casos de covid-19 provoca intenso movimento em centros de testagem do Recife
- Covid-19: Pernambuco tem aumento na taxa de positividade em casos graves, e governo não recua
- Pernambuco confirma 688 novos casos e 9 mortes pela covid-19 nesta sexta-feira (20)
Quais são os sintomas da covid-19?
De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas de coronavírus podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
- Tosse
- Febre
- Coriza
- Dor de garganta
- Dificuldade para respirar
- Perda de olfato (anosmia)
- Alteração do paladar (ageusia)
- Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia)
- Cansaço (astenia)
- Diminuição do apetite (hiporexia)
- Dispnéia (falta de ar)
Estou com sintomas. O que faço?
O Ministério da Saúde recomenda que, caso esteja com sintomas compatíveis com a covid-19, como febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, evite contato físico com outras pessoas, incluindo os familiares, principalmente, idosos e doentes crônicos, considerados grupos de risco.
Deve-se procurar imediatamente os postos de triagem nas Unidades Básicas de Saúde (UPAs) ou outras unidades de saúde. Após encaminhamento, consulte-se com um médico. Uma vez diagnosticado pelo médico, receba as orientações e prescrição dos medicamentos que você deverá usar. O médico poderá solicitar exames complementares. Inicie o tratamento prescrito imediatamente. Mantenha seu médico sempre informado da evolução dos sintomas durante o tratamento e siga suas recomendações.
Alguém está infectado na minha casa. O que fazer?
Se o paciente infectado com coronavírus não morar sozinho, recomenda-se que os demais moradores da residência durmam em outro cômodo, seguindo também as seguintes recomendações:
- Mantenha a distância mínima de 1 metro entre a pessoa infectada e os demais moradores.
- Limpe os móveis da casa frequentemente com água sanitária, álcool 70% ou outro produto recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.
- Se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores devem ficar em distanciamento conforme orientação médica.
- Separe toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos apenas para seu uso.
- O lixo produzido precisa ser separado e descartado.
- Evite compartilhar sofás e cadeiras e realize limpeza e desinfecção frequente com água sanitária ou álcool 70% ou outro produto recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.
- Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70%, água sanitária, ou outro produto recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.
- Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe vaso mantendo a tampa fechada, pia e demais superfícies com álcool, água sanitária ou outro produto recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para desinfecção do ambiente.
- Utilize máscara o tempo todo. Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo.
Tipos de teste
Exames sorológicos: verificam a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Ou seja, são testes feitos para saber se já está, em algum grau, imunizado. Podem detectar anticorpos IgM e IgG, em amostra de sangue.
RT-PCR: é feito do 3º dia após início dos sintomas até o 10º dia, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do vírus.
Teste rápido: É feito com um furinho no dedo, cujo resultado sai em até 15 minutos, em média. A diferença entre esse e outros testes é que tem chance maior de dar falso-negativo, segundo especialistas.
Onde posso fazer o teste para covid-19?
As pessoas que sentirem algum sintoma do coronavírus devem fazer o teste para diagnosticar o vírus. Abaixo, estão listados os locais no Grande Recife que oferecem testagem gratuita para a doença.
Locais com agendamento:
Para fazer a testagem nesses locais é necessário fazer um agendamento por meio do aplicativo atende em casa.
Policlínica Waldemar de Oliveira
Rua Marquês do Pombal, 115, Santo Amaro
Upinha Dra. Fernanda Wanderley
Rua Uriel de Holanda, 300, Linha do Tiro
Upinha Governador Eduardo Campos
Rua Itabira, s/n, Bomba do Hemetério
Unidade Básica Tradicional Mário Ramos
Rua Oscar de Barros, s/n, Casa Amarela
Upinha Vila Arraes
Av. Afonso Olindense, 1513, Várzea
Centro de Saúde Bidu Krause
Av. Onze de Agosto, s/n, Totó
UBT Romero Marques
Rua Carlos Gomes, 932, Prado
UBT Romildo Gomes
Rua Jalisco, s/n, Imbiribeira
Upinha Hélio Mendonça
Av da Recuperação, 6426, Córrego do Jenipapo
Upinha Moacyr André Gomes
Av Norte, 5400, Morro da Conceição
UBT Ivo Rabelo
Av Campina Grande, s/n, Ur 1, Cohab
USF Rio da Prata
Rua Rio da Prata, 455, Ibura
Centro de Saúde Professor José Carneiro Leão
Rua Nogueira de Souza, 334, Pina
Centro de Saúde Professor Joaquim Cavalcante
Avenida do Forte, 1350, Torrões
Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe)
Rua Tabira, s/n, Boa Vista
Locais onde não precisa ser feito agendamento
Nesses pontos de testagem não é necessário fazer agendamento, é só comparecer ao local para ser atendido por ordem de chegada.
Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa)
BR 101 Sul, Km 70, Nº 550 - Curado
Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão)
Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 7787 - Imbiribeira
Opção em Olinda
Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE) - Olinda - sistema drive-thru
Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Olinda
Jaboatão dos Guararapes
Os moradores de Jaboatão dos Guararapes podem encontrar os testes gratuitamente em três policlínicas w 16 Unidades de Saúde da Família (USF), mas também é preciso agendar antes. O agendamento deve ser feito por meio do número 99975-1640, do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
As policlínicas Manoel Calheiros, em Prazeres, Carneiro Lins, no Curado e Mariinha Melo, em Vila Rica, realizam o teste do tipo RT-PCR para pessoas com sintomas ou que irão se submeter a procedimentos cirúrgicos. Nas USF e no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) estão disponíveis os testes rápidos para pessoas que tiveram sintomas e que cumpriram a quarentena.
Ipojuca
O município de Ipojuca está realizando testagens do tipo RT-PCR. Para fazer o teste, é necessário entrar em contato com o Plantão Coronavírus, números disponibilizados pelo município para uma espécie de triagem. O cidadão deve ligar para o 99467-8194 (também disponível pelo WhatsApp) ou 0800 281 5161, que funciona todos os dias das 7h às 19h, e agendar o teste que é feito no Laboratório Municipal de Ipojuca, no centro da cidade.
Comentários