DENÚNCIA

Em mais um dia de longas filas, pedestres se queixam da quantidade de testes para covid-19 no Centro de Convenções

Na manhã desta sexta (27), quando os exames para pedestres já tinham acabado, eles precisaram voltar para casa mesmo com testes disponíveis para carros

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 27/11/2020 às 10:15 | Atualizado em 27/11/2020 às 13:26
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
Até agora, Pernambuco confirmou 273.278 casos da doença, sendo 31.500 graves e 241.778 leves - FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

Com tendência de aumento de casos de covid-19, o centro de testagens localizado no Centro de Convenções (Cecon), em Olinda, no Grande Recife, não supriu a demanda de testes para pedestres nesta sexta-feira (27), mesmo com exames ainda disponíveis para quem vai de carro. No local, são feitos dois tipos de testes: os rápidos e o RT-PCR - recomendado para quem está com sintomas da doença. Para este último, são distribuídas diariamente 300 fichas para passageiros de veículos, e outras 100 para quem chegar a pé.

A assistente de serviços gerais Rute Andrade, 21 anos, chegou ao local às 6h da manhã e não pôde pegar ficha. "A gente não está conseguindo fazer o teste, e tem ficha, não distribuíram porque quem está sendo atendido é quem vem de carro. Na fila tem idoso, tem criança, tem gente com deficiência, e disseram que não iam distribuir. Tem muita gente", contou. Rute procurou o centro um dia após ter sido socorrida com sintomas do coronavírus.

YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
Centro de testagens no Cecon funciona de domingo a domingo, a partir das 8h - YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
A média móvel de casos está em tendência de alta pelo segundo dia consecutivo, com um aumento de 16% em relação a duas semanas atrás. - YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
A técnica de enfermagem Olga Marques, 52, conseguiu ficha extra para realizar o exame - YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

Após Rute ter dito que denunciaria a prática para a reportagem do JC, funcionários do centro, segundo ela, distribuíram mais dez fichas para os pedestres, como "encaixe". Além dela, a técnica de enfermagem Olga Marques, 52, também conseguiu uma ficha extra. Ela foi ao Cecon às 14h dessa quinta (26), quando os testes já tinham acabado, e foi orientada a voltar nesta sexta. Assim, às 6h, ela chegou, ainda se recuperando de alguns sintomas da covid.

"Eu sou sintomática há nove dias. Fui votar no interior de Pernambuco e passei mal, no dia 18. Fui socorrida na emergência de Rio Formoso, tomei medicação e o médico pediu para que eu ficasse de repouso e procurasse uma unidade para fazer o teste. Vim hoje, me recuperando, e só consegui ser atendida porque fizeram uma denúncia. Achei um absurdo, porque não cheguei de meio dia, cheguei às 6h20 da manhã", desabafou.

A autônoma Letícia Mendes, 41, foi até o Cecon às 7h fazer o exame após saber que teve contato com uma pessoa infectada com coronavírus, com medo de passar para a família, principalmente para o pai, que tem câncer. Chegando lá, foi informada que não tinha mais teste disponível para pedestres, e precisou ir de carro em carro pedindo para que alguém desse a ficha para ela fazer o exame. "Quando o rapaz perguntou se ela [pessoa dentro do carro] estava comigo, ela disse que estava, e ele me deu a ficha", contou. "Achei isso um absurdo, porque as pessoas com veículo têm mais prioridade do que a gente que está sem carro. O direito tinha que ser para todos", defendeu.

Nota de esclarecimento

Por nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que o "Governo de Pernambuco vem trabalhando com determinação e permanentemente para ampliar e qualificar a testagem da Covid-19 no Estado", mas não deixou claro de que forma isso vem sendo feito, quando será feito.

A SES destacou que a "rede estadual é responsável pelos atendimentos de alta complexidade, com sua rede com leitos de enfermaria e UTI, e pelo processamento das amostras biológicas dos pacientes suspeitos para o novo coronavírus", e que, atualmente, 77% de todos os exames de RT-PCR foram processados no Lacen-PE ou na rede parceira do Estado.

Informou, ainda que, juntamente com a rede privada, são mais de 363 mil testes de biologia molecular já feitos em Pernambuco, deixando o Estado na quinta colocação do país entre os que mais fizeram esse tipo de exame, de acordo com Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (Ivis), do Ministério da Saúde.

Centro de testagens no Cecon

No local, que funciona de domingo a domingo, a partir das 8h, os testes para a covid-19 são feitos gratuitamente, sem a necessidade de agendamento. A capacidade diária é de 400 exames do tipo RT-PCR, sendo 300 para quem for de carro e 100 para quem chegar a pé.

Onde posso fazer o teste para covid-19?

As pessoas que sentirem algum sintoma do coronavírus devem fazer o teste para diagnosticar o vírus. Abaixo, estão listados os locais no Grande Recife que oferecem testagem gratuita para a doença.

Locais com agendamento:

Para fazer a testagem nesses locais é necessário fazer um agendamento por meio do aplicativo atende em casa.

Policlínica Waldemar de Oliveira

Rua Marquês do Pombal, 115, Santo Amaro

Upinha Dra. Fernanda Wanderley 

Rua Uriel de Holanda, 300, Linha do Tiro

Upinha Governador Eduardo Campos 

Rua Itabira, s/n, Bomba do Hemetério

Unidade Básica Tradicional Mário Ramos

Rua Oscar de Barros, s/n, Casa Amarela

Upinha Vila Arraes 

Av. Afonso Olindense, 1513, Várzea

Centro de Saúde Bidu Krause

Av. Onze de Agosto, s/n, Totó

UBT Romero Marques

Rua Carlos Gomes, 932, Prado

UBT Romildo Gomes

Rua Jalisco, s/n, Imbiribeira

Upinha Hélio Mendonça

Av da Recuperação, 6426, Córrego do Jenipapo

Upinha Moacyr André Gomes

Av Norte, 5400, Morro da Conceição

UBT Ivo Rabelo 

Av Campina Grande, s/n, Ur 1, Cohab

USF Rio da Prata

Rua Rio da Prata, 455, Ibura

Centro de Saúde Professor José Carneiro Leão

Rua Nogueira de Souza, 334, Pina

Centro de Saúde Professor Joaquim Cavalcante

Avenida do Forte, 1350, Torrões

Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe)

Rua Tabira, s/n, Boa Vista

Locais onde não precisa ser feito agendamento

Nesses pontos de testagem não é necessário fazer agendamento, é só comparecer ao local para ser atendido por ordem de chegada.

Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa)

BR 101 Sul, Km 70, Nº 550 - Curado

Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão)

Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 7787 - Imbiribeira

Opção em Olinda

Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE) - Olinda - sistema drive-thru

Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Olinda

Jaboatão dos Guararapes

Os moradores de Jaboatão dos Guararapes podem encontrar os testes gratuitamente em três policlínicas w 16 Unidades de Saúde da Família (USF), mas também é preciso agendar antes. O agendamento deve ser feito por meio do número 99975-1640, do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.

As policlínicas Manoel Calheiros, em Prazeres, Carneiro Lins, no Curado e Mariinha Melo, em Vila Rica, realizam o teste do tipo RT-PCR para pessoas com sintomas ou que irão se submeter a procedimentos cirúrgicos. Nas USF e no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) estão disponíveis os testes rápidos para pessoas que tiveram sintomas e que cumpriram a quarentena. 

Ipojuca

O município de Ipojuca está realizando testagens do tipo RT-PCR. Para fazer o teste, é necessário entrar em contato com o Plantão Coronavírus, números disponibilizados pelo município para uma espécie de triagem. O cidadão deve ligar para o 99467-8194 (também disponível pelo WhatsApp) ou 0800 281 5161, que funciona todos os dias das 7h às 19h, e agendar o teste que é feito no Laboratório Municipal de Ipojuca, no centro da cidade.

Comentários

Últimas notícias