SAÚDE

Caruaru, no Agreste de Pernambuco, inicia campanha de vacinação contra a covid-19

A cidade aplicou a primeira vacina às 9h no Hospital Municipal Manoel Afonso (HMMA)

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 19/01/2021 às 11:15 | Atualizado em 19/01/2021 às 11:38
Notícia
X

Um dia após a chegada de 270 mil doses do Instituto Butantan a Pernambuco, mais um município inicia a imunização contra a covid-19 no Estado. Na manhã desta terça-feira (19), Caruaru, no Agreste do Estado, aplicou a primeira das 5.928 doses de vacina recebidas por volta das 9h, no Hospital Municipal Manoel Afonso (HMMA), na técnica de enfermagem Manuella Auxiliadora Vasconcelos, 34 anos. A profissional está lotada há sete anos na rede municipal de saúde e há 1 ano e 6 meses no HMMA.

“Estou muito feliz, me sinto esperançosa por ser a primeira técnica a ser imunizada. É uma longa caminhada e aqui foi o primeiro passo. Espero que, até o fim do ano, todo mundo seja imunizado. Peço que as pessoas tomem a vacina. Vamos vencer essa batalha”, enfatizou Manuella.

Cada pessoa precisa de duas doses da vacina. Então, nesta primeira fase, serão distribuídas 2.956 doses para os trabalhadores da Saúde dos serviços de urgência, emergência, UTI e assistência direta a pacientes com Covid-19; pessoas idosas institucionalizadas e com mais de 18 anos, deficientes e institucionalizados.

Segundo a gestão, a estratégia para vacinar o público-alvo será direcionada para o local de trabalho dos profissionais de Saúde da Rede de Atenção Especializada, privada e pública. O mesmo acontecerá com os demais públicos, que serão imunizados nas respectivas instituições responsáveis. 

Pelas redes sociais, a prefeitura da cidade informou que, logo em seguida, também foram vacinados outros profissionais da saúde". A gestão parabenizou "a todos e todas por esse exemplo de cidadania".

Por vídeo, antes do início da vacinação, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) afirmou que hoje é "dia de esperança". "Estamos chegando aqui na Geres para pegar o primeiro lote de vacinas que serão aplicadas aqui em Caruaru contra a covid-19. Pegaremos aqui e seguiremos para o Manoel Afonso para iniciar a vacinação com os trabalhadores de saúde que estão diretamente ligados no serviço [contra] a covid-19", disse.

Para a prefeita, o momento é de forte emoção, mas ainda de muito cuidado. “Começa a virada do jogo. Falar de vacina é falar de futuro. É o início de uma nova página, um novo tempo. Trabalhamos muito até agora para então celebrar a vitória e o futuro. Vamos seguir vacinando os grupos prioritários. Caruaru é referência na vacinação e vai ser também na vacinação contra a Covid-19", afirmou.

A gestora ressalta a necessidade de manter os cuidados contra a disseminação do coronavírus. "Vamos deixar tudo programado para, assim que tivermos novas doses, também podermos avançar na vacinação da nossa gente. Os cuidados permanecem, não podemos baixar a guarda por conta da vacina. O comportamento de cada um é fundamental para continuarmos na prevenção das nossas vidas, da nossa família e colegas de trabalho”.

Vacinação em Pernambuco

Neste primeiro momento, as 270 mil doses que chegaram a Pernambuco serão destinadas a trabalhadores de saúde atuantes em UTIs e enfermarias de atendimento à covid-19, além dos vacinadores, idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas e indígenas aldeados.

A expectativa do Estado é de que sejam vacinados 34% dos trabalhadores de saúde pernambucanos (mais de 99 mil) e 100% dos demais públicos: 26,5 mil indígenas, 2,5 mil idosos institucionalizados e 130 pessoas com deficiência institucionalizados. De acordo com orientação do Ministério da Saúde, a segunda dose deve ser aplicada em um período entre duas e quatro semanas após a primeira. O Estado ainda tem orientado que, neste momento, a vacinação ocorra nos serviços de saúde, nas instituições e aldeias, ou seja, indo até o público prioritário.

Tags

Autor