IMUNIZAÇÃO

Veja quando a vacina contra covid chega a municípios do interior de Pernambuco

Primeiras doses da vacina contra covid-19 chegaram a Pernambuco nesta segunda-feira (18)

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Rainheri

Publicado em 18/01/2021 às 19:46 | Atualizado em 18/01/2021 às 20:57
Notícia
X

Atualizada às 20h29

Municípios do interior do Estado poderão iniciar a vacinação contra o novo coronavírus (covid-19) a partir desta terça-feira (19). O imunizante, que chegou nesta segunda-feira (18) a Pernambuco. Neste primeiro momento, as 270 mil doses serão destinadas a trabalhadores de saúde atuantes em UTIs e enfermarias de atendimento à covid-19, além dos vacinadores, idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas e indígenas aldeados.

>> Vacina contra a covid-19 chega a Pernambuco

>> Primeira pessoa vacinada contra covid-19 no Recife será profissional de saúde do Huoc, diz João Campos

>> 270 mil doses da vacina contra a covid-19 chegam em Pernambuco na noite desta segunda-feira (18)

A pasta esteve reunida com representantes dos municípios, da sociedade civil, de órgãos de controle, do Ministério da Saúde e de conselhos de saúde e técnicos na tarde desta segunda-feira para pactuar as populações a serem atendidas. Em comunicado para a imprensa, a SES informou que as doses da vacina serão encaminhadas "de forma equânime" a todos os municípios, sem detalhar a quantidade destinada a cada uma das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Pernambuco. A pasta garante, no entanto, que o imunizante estará disponível para retirada do município na sede de cada Geres já a partir desta terça. 

A reportagem procurou municípios das três macrorregiões de saúde do Estado que englobam Agreste e Sertão e nenhum soube informar a quantidade de doses que receberia. A Prefeitura de Caruaru garantiu que iniciará a vacinação assim que o imunizante chegar ao município. O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), afirmou que as doses seguem para a cidade na madrugada desta terça-feira e que, à tarde, deve começar a vacinação. "A Secretaria Estadual de Saúde ainda não informou a quantidade exata, mas independente de quantas sejam, a partir de amanhã vamos iniciar a vacinação dos nossos profissionais de saúde e dos idosos que estão institucionalizados em nossos abrigos e nos serviços de cuidado. Essa é uma boa notícia, que renova nossa esperança", disse. 

>> Veja as imagens da chegada da vacina contra covid-19 a Pernambuco

>> Mundo tem mais de 2 milhões de mortos pela covid-19

A expectativa do Estado é de que sejam vacinados 34% dos trabalhadores de saúde pernambucanos (mais de 99 mil) e 100% dos demais públicos: 26,5 mil indígenas, 2,5 mil idosos institucionalizados e 130 pessoas com deficiência institucionalizados. De acordo com orientação do MS, a segunda dose deve ser aplicada em um período entre duas e quatro semanas após a primeira. O Estado ainda tem orientado que, neste momento, a vacinação ocorra nos serviços de saúde, nas instituições e aldeias, ou seja, indo até o público prioritário.

"Neste primeiro momento, de acordo com o quantitativo que vamos receber, nossa prioridade será imunizar os trabalhadores de saúde que estão atendendo pacientes da Covid-19 nas nossas enfermarias e leitos de UTI. Havendo doses, devem ser atendidos os serviços de urgência, atenção primária e agentes comunitários de saúde, respeitando a gradação de acordo com o perfil que cada município tem de sua rede de atenção à Covid-19", ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

A superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo, informou que, para se vacinar, a população deve estar munida do CPF ou cartão SUS. "É importante que todos os municípios façam a alimentação diária e permanente do sistema de informação para que possamos acompanhar as ações da campanha e público vacinado", destacou Ana Catarina.

O secretário informou que, além das vacinas, os municípios também irão receber um cartão vacinal produzido pelo Governo de Pernambuco para registro das doses. "No cartão, estarão os dados gerais do paciente, o tipo de vacina que foi aplicada e o lembrete para que seja feita a segunda dose. É importante que, além do controle que vamos ter no sistema de informação, o usuário tenha o cartão para voltar e comprovar que fez a vacina", frisou Longo.

INSUMOS

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) já encaminhou, na última terça-feira (12), 1,5 milhão de seringas para todos os municípios pernambucanos iniciarem a campanha e  há mais 2,5 milhões em estoque. A pasta ainda lembrou que há previsão de receber ainda em janeiro outras 2,8 milhões e de aquisição de mais 7,5 milhões, totalizando 14,2 milhões de unidades.

Tags

Autor