COVID-19

CoronaVac: Nova remessa das vacinas contra a covid-19 chega a Pernambuco

A previsão é de que as vacinas estejam disponíveis para todos os municípios de Pernambuco até o meio dia desta segunda-feira (8).

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 07/02/2021 às 12:29 | Atualizado em 07/02/2021 às 17:39
Notícia
X

Matéria atualizada às 13h58

Conforme anunciado pelo Governo do Estado, o avião com as 118.200 unidades da vacina Sinovac/Butantan aterrissou em solo pernambucano, na manhã deste domingo (7). Os imunizantes serão destinados para as aplicações das primeiras e segundas doses, e a distribuição para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), que repassam para as cidades sob sua jurisdição, já será iniciada a partir de hoje.

Conforme pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) – e com o aval do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 – as novas doses Coronavac vão dar continuidade à imunização dos trabalhadores de saúde, sendo possível vacinar, com as duas doses necessárias, em torno de 60% dos mais de 294 mil integrantes desse grupo.

“A distribuição começa hoje para as 12 regionais de saúde, que repassarão para todos os municípios do Estado. Vamos dar continuidade à vacinação dos trabalhadores da saúde nesse momento”, reforçou a superintendente de imunizações da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Ana Catarina de Melo.

O transporte das vacinas para as Geres foi feito por meio terrestre e também aéreo. Ao todo foram envolvidos sete caminhões e duas aeronaves, em parceria com a companhia aérea Azul, para agilizar a entrega do imunizante em todo o Sertão do Estado. A escolta das vacinas saindo do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre até a central de armazenamento da Secretária de Saúde, foi coordenada pela Polícia Federal em parceria com o BPTRAN/PMPE A previsão é que as vacinas estejam disponíveis para todos os municípios de Pernambuco até o meio dia da própria segunda-feira (8).

>>Morre mais um paciente com covid-19 transferido de Manaus para o Recife

>> Pernambuco registra 1.451 novos casos de covid-19 neste sábado, além de 29 mortes em decorrência da doença

>>Veja como age a noradrenalina, hormônio que enfermeira pode ter recebido antes de morrer no Recife

JAILTON JR / JC IMAGEM
Chegada das 118.200 doses de vacina contra a Covid-19 em Pernambuco, na manhã deste domingo (7) - JAILTON JR / JC IMAGEM


REMESSAS

Com esse envio, já são três remessas da Sinovac/Butantan enviadas a Pernambuco, sendo possível imunizar, em ambas as doses, em torno de 60% dos mais de 294 mil integrantes dessa categoria. "Estamos dialogando permanentemente com os municípios, pactuando o andamento da campanha, dando o apoio técnico necessário para o sucesso das ações e reforçando a importância de otimizar e usar corretamente o imunizante, evitando perdas. Este é o momento de mostrarmos a expertise e força dos Programas de Imunização com o objetivo de trazer proteção aos grupos prioritários contra a Covid-19 e ajudarmos nesse grande desafio de saúde pública", frisou a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.

Ao todo, Pernambuco já recebeu 427.560 unidades da vacina da Sinovac/Butantan, para ambas as doses, que, além dos trabalhadores de saúde, contemplam 100% dos idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas e população indígena aldeada. Também já haviam chegado, anteriormente, 84 mil doses do imunizante da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, destinadas a 100% dos idosos a partir dos 85 anos. O quantitativo da AstraZeneca é apenas para a primeira dose - o Ministério da Saúde informou que enviará posteriormente a segunda. Juntando ambos os fabricantes e a nova remessa deste domingo, Pernambuco irá totalizar mais de511 mil unidades de vacinas contra a Covid-19 recebidas.

Tags

Autor