Covid-19: conheça plataforma online para acompanhar resultados de exames feitos na rede pública de Pernambuco
Paciente que realizou o RT-PCR pode acompanhar o processamento da amostra e conferir o resultado pela internet
Para otimizar o acesso da população aos resultados dos exames de covid-19, o Governo de Pernambuco lançou, nesta quinta-feira (25), a plataforma Meu Exame. No espaço online, o paciente que realizou o RT-PCR na rede pública poderá acompanhar o processamento da amostra e conferir o andamento e o resultado por meio do ambiente digital.
- Saiba quantas doses do novo lote de vacina da AstraZeneca cada cidade de Pernambuco vai receber
- Veja quantas doses do novo lote de Coronavac cada município de Pernambuco receberá
- Pernambuco confirma 1.202 novos casos e 15 mortes pela covid-19; Estado apresenta estabilidade nos números
- Covid-19: com alta ocupação de leitos, Pernambuco determina suspensão de cirurgias eletivas em 63 cidades
De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, o Meu Exame é mais um instrumento de apoio à população durante a pandemia de covid-19, com o auxílio da tecnologia. “Além de otimizar a divulgação dos resultados dos exames, a plataforma evitará que a população se desloque até os centros de testagem ou precise entrar em contato por e-mail ou telefone com a secretaria em busca de informações”, ressaltou Longo.
Para acessar o Meu Exame, o usuário precisará preencher os dados pessoais (nome completo, número de CPF e data de nascimento), a data da coleta e o número da requisição do exame, usado para cadastramento do serviço no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), coordenado pelo Ministério da Saúde (MS) e usado pelos Estados e municípios. A numeração pode ser disponibilizada ao usuário pela própria equipe responsável pelo cadastro e realização da testagem no momento da coleta.
Nestes primeiros dias, o sistema funcionará em fase piloto, possibilitando o acesso aos resultados de coletas realizadas nos cinco centros de testagem sob gestão estadual (Geraldão, Cecon, Ceasa, Cefospe e Secretaria Estadual de Educação). A ideia é expandir a iniciativa, ao longo das próximas semanas, para a população que realizou a testagem em serviços ligados aos municípios. A plataforma pode ser acessada no link meuexame.saude.pe.gov.br.