CORONAVÍRUS

Covid-19: com alta ocupação de leitos, Pernambuco determina suspensão de cirurgias eletivas em 63 cidades

Os procedimentos cirúrgicos eletivos, ou seja, não emergenciais, estarão suspensos em 63 cidades entre a próxima segunda-feira (1º) e o dia 12 de março

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 25/02/2021 às 18:23 | Atualizado em 26/02/2021 às 0:42
Notícia
X

Por causa do número crescente de casos de covid-19 e alta ocupação de leitos, as cirurgias eletivas, ou seja, não emergenciais, não poderão ser realizadas em 63 cidades de Pernambuco entre a próxima segunda-feira (1º) e o dia 12 de março. De acordo com o secretário de Saúde do Estado, André Longo, a medida vale para unidades de saúde da rede pública e da rede privada. Os municípios atingidos pela determinação estão nas II, IV e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Limoeiro, na Zona da Mata Norte,  Caruaru, no Agreste, e Ouricuri, no Sertão do Araripe, respectivamente. O governo estadual também informou, nesta quinta-feira (25), que vai abrir licitação para contratação de 490 leitos de UTI e enfermaria dedicados à covid-19 na rede privada

>> Com UTIs cheias, Pernambuco vai contratar 490 leitos da rede privada para pacientes com sintomas de covid-19

A suspensão será publicada em portaria da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) na edição desta sexta-feira (26) do Diário Oficial do Estado. "Com isso, buscamos reforçar a capacidade de enfrentamento à covid-19 com a perspectiva de liberação de mais leitos para as unidades públicas e privadas dessas três regiões. Apelo para o apoio e engajamento da população e dos gestores municipais das 63 cidades para que possamos diminuir as taxas de transmissão e, consequentemente, a quantidade de doentes que hoje pressiona a rede de saúde", disse Longo.

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (25), André Longo relatou que, na II Geres, que inclui Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério e Vicência,  houve aumento de 43% nos casos de síndrome respiratória aguda grave (srag), na comparação de uma semana, e de 100% em 15 dias.

>> Covid-19: conheça plataforma online para acompanhar resultados de exames feitos na rede pública de Pernambuco

Na IV Geres, que compreende Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes, registrou-se aumento de 26% dos casos de srag em uma semana e de 31% em 15 dias. A taxa de ocupação dos 108 leitos de UTI chegou, em alguns momentos, a 100%, e está em 98%, segundo o secretário.

Na IX Geres, cujas cidades são Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade, houve aumento de 43% nos casos de srag entre as semanas epidemiológicas 7 e 6, e a taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 98%.

Restrições a partir desta sexta-feira (26)

As três regiões iniciam, a partir desta sexta-feira (6), um período de restrição de todas as atividades econômicas e sociais, entre 20h e 5h nos dias de semana, e das 17h às 5h aos sábados e domingos, até o dia 10 de março. Apenas serviços essenciais poderão continuar funcionando.

Tags

Autor