Prefeitura do Recife diz ter corrigido plataforma de agendamento para vacinação, mas usuários seguem relatando instabilidade
A instabilidade do sistema na noite dessa segunda levou idosos a procurarem os centros de vacinação nesta terça para tentar um encaixe
Após relatos de instabilidade, a Prefeitura do Recife informou, nesta terça-feira (23), que a equipe da Secretaria de Transformação Digital, responsável pelo processo dentro do Recife Vacina, corrigiu o problema na plataforma Conecta Recife, usada para agendar a vacinação na cidade. No entanto, o JC constatou que as dificuldades no uso da tecnologia seguem acontecendo.
O site chegou a sair do ar na noite dessa segunda a partir da abertura da marcação para idosos com 64 anos ou mais. Sobre isso, a secretaria explicou que "é natural, ao passo que o plano de vacinação na cidade avança, que o número de pessoas buscando o cadastro e o agendamento seja cada vez maior, gerando, assim, sobrecarga do sistema", e que está atenta caso novos problemas surjam.
- Recife começa a vacinar idosos a partir de 64 anos contra a covid-19 nesta terça-feira
- Prefeituras criam consórcio para compra de vacinas contra covid-19
- Moradores do Recife relatam lentidão em agendamento de vacinação contra covid-19
- Sem conseguir agendamento, idosos vão a ponto de vacinação contra a covid-19 no Recife tentar receber imunizante
No Twitter, a reportagem encontrou um internauta que não conseguiu fazer o agendamento ainda nesta manhã, às 7h52. "O App conecta Recife da @prefrecife ainda tá fora do ar me impossibilitado o agendamento pra meu vizinho", disse, no Twitter.
O App conecta Recife da @prefrecife ainsa tá fora do ar me impossibilitado o agendamento pra meu vizinho, @bonfim_marcio @Cardinot @JoaoCampos pic.twitter.com/Q7ktoz7DND
— Pericles Junior (@PericlesJunior1) March 23, 2021
Então, a equipe do JC testou o aplicativo para comprovar a instabilidade, e constatou que não carrega. Apenas a versão do site para computadores está funcionando. Além disso, a maioria dos locais aponta como esgotados, e as marcações só estão sendo feitas para o mês de abril.
A lentidão do sistema na noite dessa segunda levou idosos a procurarem os centros de vacinação nesta terça para tentar um encaixe. Foi o caso do contador Ubirajara Clemente, que esteve no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira, Zona Sul do Recife.
"Quando deu 19h, eu corri logo para agendar, e infelizmente não consegui. Tentei até quase 1h para fazer o agendamento, e dava que meu CPF já estava em uso. Eu trouxe até o papel do sistema para mostrar a realidade. Vim tentar arriscar. Peguei a ficha para esperar", contou.
A idosa Rita Mendes também não teve sucesso em marcar a imunização. "Tentei agendar ontem, mas não tenho muita habilidade com computador. Com os problemas que tenho, no pulmão, porque já tive pneumonia, não quis perder [a vacinação]", disse.
Vacinação no Recife
A cidade do Recife iniciou nesta terça-feira (23) a vacinação contra a covid-19 em idosos a partir de 64 anos. A capital pernambucana é a primeira do Brasil a vacinar este público-alvo. A marcação deve ser feita através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS.
Locais de vacinação
Ao todo, 16 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus, são disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Recife. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.
Salas
As salas de vacinação ficam nos locais abaixo:
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro
- Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo
- Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro
- Ginásio Geraldão, na Imbiribeira
- Centro de Saúde Sebastião Ivo Rabelo, no Ibura
Drive-thrus
Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados nos seguintes espaços:
- Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Tamarineira
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro
- Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos
- Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira
- Parque da Macaxeira, na Macaxeira
- Ginásio Geraldão, na Imbiribeira
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária
- Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife