COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: vacina da Pfizer deve chegar até a segunda-feira a Pernambuco; expectativa é receber 17 mil doses

Em Pernambuco, doses da Pfizer serão destinadas a três cidades

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 29/04/2021 às 17:35 | Atualizado em 29/04/2021 às 17:58
Notícia
X

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (29), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou que o Estado deve receber 17 mil doses de vacinas da Pfizer até a próxima segunda-feira (3). O primeiro lote de 1 milhão de doses de vacinas da farmacêutica chega hoje ao Brasil. O voo está previsto para aterrissar no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), às 19h. A orientação do Ministério da Saúde é que sejam priorizadas as capitais devido às condições de armazenamento da vacina, que exige temperaturas muito baixas.

Leia também:

Pernambuco flexibiliza comprovação de comorbidades para vacinação contra a covid-19; veja como pode ser o atestado

Covid-19: mais de 80% dos idosos tomaram a 1ª dose da vacina em Pernambuco

No Estado, essa remessa será distribuída entre três cidades pernambucanas: Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. "Para não ficarmos apenas com distribuição no Recife, pactuamos na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que Olinda e Jaboatão dos Guararapes, pela proximidade com a capital, também receberão doses da Pfizer", disse Longo. 

Segundo o Ministério da Saúde, as unidades federativas receberão as doses de forma proporcional e igualitária. Os frascos serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC, cuja conservação pode ser feita apenas durante 14 dias. Após entrar na rede de frio, com temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, o prazo para aplicação é de cinco dias. 

O governo federal comprou 100 milhões de doses do imunizante da Pfizer. Em março, em reunião com a farmacêutica, a pasta apresentou a previsão de que, até junho, seriam entregues 13,5 milhões de doses. 

Tags

Autor