CIÊNCIA

Covid-19 pode afetar fertilidade masculina, diz estudo da USP

A pesquisa, recém publicada na Revista Científica Andrologia, mostrou casos de pacientes com o novo coronavírus de 18 a 55 anos, com sintomas leves e moderados, mas que apresentaram epididimite

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 10/05/2021 às 14:36
Notícia
X

Um estudo desenvolvido na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo, aponta que a covid-19 também pode afetar o sistema reprodutor masculino. A pesquisa, recém publicada na Revista Científica Andrologia, mostrou casos de pacientes com o novo coronavírus de 18 a 55 anos, com sintomas leves e moderados, mas que apresentaram epididimite — uma inflamação que acomete o canal localizado na parte interna do saco escrotal, chamado de epidídimo.

Para o urologista e especialista em fertilidade masculina, Filipe Tenório, já era conhecida a possibilidade do novo coronavírus causar danos aos testículos, em decorrência das altas temperaturas registradas durante a febre, considerada um dos sintomas mais comuns da doença. No entanto, a inflamação no compartimento responsável pelo armazenamento de espermatozóides é algo novo.

“Foram identificados pequenos abscessos no epidídimo, e também pequenas alterações na estrutura dele. Porém, ainda não sabemos se essas alterações são capazes de causar danos permanentes ou infertilidade”, pontuou o médico.

Além de destacar a grande capacidade do vírus SARS-CoV-2 em deixar sequelas em diversos órgãos do corpo humano, o médico também afirma que as análises são importantes, mas ainda iniciais. “Acredito que somente nos próximos anos, observando estes pacientes que foram infectados a longo prazo, vamos conseguir entender melhor se a Covid-19 tem impacto permanente na fertilidade masculina ou não”, finalizou Filipe Tenório.

Tags

Autor