DADOS

Confira ranking dos países que mais vacinaram suas populações contra a covid-19

Our World in Data usa números oficiais e mais recentes de governos e ministérios da saúde para ranquear as nações que mais imunizam a população

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 06/05/2021 às 14:40 | Atualizado em 30/08/2021 às 9:10
Notícia
X

Atualizada no dia 23 de agosto de 2021

A plataforma internacional 'Our World in Data', traduzido livremente para 'Nosso Mundo em Dados', que tem o apoio da Universidade de Oxford, no Reino Unido, disponibiliza diariamente o andamento da vacinação contra a covid-19 em diferentes países. São usados os números oficiais e mais recentes de governos e ministérios da saúde para ranquear as nações que mais imunizam a população. 

O site explica que "as estimativas da população que usamos para calcular as métricas per capita são todas baseadas na última revisão das Perspectivas da População Mundial das Nações Unidas". Para o gráfico, são consideradas a parcela de pessoas que recebeu pelo menos uma dose da vacina; ou seja, não representa imunidade total caso a vacina escolhida necessite de duas doses.

No dia 23 de agosto, o país que liderava a lista era o Canadá, com 138,78 doses aplicadas a cada 100 habitantes. China vem depois, com 135,27, junto ao Reino Unido, com 131,59. Depois, vem a Itália, com 124,55. Em quinto lugar na lista, está a França, com 122,72 de doses aplicadas a cada 100 habitantes.

O Brasil é o 66º no ranking global de vacinação, com 84,07 doses aplicadas a cada 100 habitantes.

A plataforma explica que os dados são disponibilizados com a intenção de incentivar a vacinação em todo o mundo. "Será fundamental que as pessoas em todos os países - não apenas nos países ricos - recebam a proteção necessária. Para rastrear esse esforço, nós da Our World in Data estamos construindo o conjunto de dados internacionais de vacinação COVID-19 que disponibilizamos nesta página. É atualizado todas as manhãs, com os números oficiais mais recentes até o dia anterior", diz.

Apesar do esforço, nem todos os países estão presentes no gráfico. "Outros países que não aparecem em nossos dados também podem ter iniciado campanhas de vacinação. Iremos adicioná-los aos nossos mapas e gráficos assim que os números forem verificáveis com base em fontes oficiais públicas", explicou a equipe que forma o Our World in Data.

 

Tags

Autor