COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

As costas incomodam? Entenda por que essa dor se exacerbou na pandemia de covid-19

Devido às consequências do novo coronavírus, os quadros de ansiedade se tornaram mais frequentes, o que também favorece as dores nas costas

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 15/05/2021 às 21:31 | Atualizado em 15/05/2021 às 21:54
Notícia
X

As dores nas costas, especialmente quando se apresentam de forma crônica e intensa, podem causar um impacto imenso na nossa qualidade de vida, assim como afastamento das atividades profissionais e do convívio social. O médico ortopedista Carlos Romeiro, especializado em cirurgia da coluna vertebral, destaca que esse é um tipo de dor que chega a acometer cerca de 80% da população em algum momento da vida.

Segundo a Pesquisa Nacional da Saúde realizada pelo Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estamos falando de uma dor que acomete 27 milhões de brasileiros. E esse incômodo tem se tornado mais comum nesta pandemia por causa do trabalho remoto, que mudou a rotina de muita gente e levou a adaptações, nem sempre adequadas, aos ambientes que passamos a reservar como escritório, em casa.

E mais: sabemos que, devido à covid-19, os quadros de ansiedade se tornaram mais frequentes, o que também favorece, segundo Romeiro, as dores nas costas e, consequentemente, tem levado mais pessoas aos consultórios de ortopedistas, fisioterapeutas e osteopatas. 

TIÃO SIQUEIRA/DIVULGAÇÃO
"Diversas causas agem no surgimento da dor nas costas. Entre os fatores de risco, estão sobrepeso, sedentarismo, tempo prolongado sentado, estresse, ansiedade, depressão, distúrbio de sono e tabagismo. Ou seja, para podermos tratar o problema, não temos que entender a coluna do paciente com queixas de dor; temos que compreender quem é esse paciente”, destaca o médico ortopedista Carlos Romeiro - TIÃO SIQUEIRA/DIVULGAÇÃO

O problema tem chamado tanta a atenção da comunidade científica que a dor nas costas foi eleita pela Associação Internacional de Estudos da Dor (IASP, na sigla em inglês) como tema de campanha global este ano. A mobilização global tem como linha a concentração de esforços para guiar médicos, pesquisadores e público em geral na compreensão da causa, consequências e tratamento da dor nas costas.

“Diversas fatores agem no surgimento desse incômodo. Entre eles, estão sobrepeso, sedentarismo, tempo prolongado sentado, estresse, ansiedade, depressão, distúrbio de sono e tabagismo. Ou seja, para podermos tratar o problema, não temos que entender a coluna do paciente com queixas de dor; temos que compreender quem é esse paciente”, frisa Romeiro. A prática de exercícios físicos, de forma supervisionada, pode ajudar a prevenir e a aliviar as dores nas costas, pois fortalece a musculatura e diminui o risco de lesão.

Para quem sofre de doenças crônicas da coluna em toda a sua extensão, como hérnia de disco, artroses, espondilolistese, espondilite anquilosante, escoliose ou alteração da lordose normal, o acompanhamento deve ser contínuo, a fim de que o quadro não evolua para crises recorrentes. Quanto antes a causa for identificada, mais chances o tratamento tem de ser eficaz e não demandar intervenções cirúrgicas. “Somente uma pequena parcela de pessoas com dor e doenças da coluna irá ter uma indicação para cirurgia, que ocorre quando o tratamento clínico para a dor não surtiu efeito ou quando aparecem alterações neurológicas com consequências sérias, a exemplo de fraqueza nas pernas, braços ou dificuldade para urinar e evacuar”, diz o neurocirurgião de coluna Alexandre Elias, mestre pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Dessa maneira, as terapias de reabilitação, como o pilates, bem como tratamento orientado por médico, são as primeiras linhas de condução do problema, somadas ao controle de peso corporal e atividades físicas regulares de baixo impacto. Quando há a necessidade de cirurgias, elas se apresentam de forma cada vez menos invasivas: algumas são guiadas por videoendoscopia, com técnicas que atuam especificamente no sistema supressor da dor.

Tags

Autor