EXAMES

Pernambuco fez dois milhões de testes para detectar covid-19

Pernambuco realizou, até este domingo (20), 2.002.108 testes, entre RT PCR, anticorpos, sorologias e antígenos, para detectar o novo coronavírus

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 20/06/2021 às 21:11 | Atualizado em 20/06/2021 às 21:18
Notícia
X

Pernambuco realizou, até este domingo (20), 2.002.108 testes, entre RT PCR, anticorpos, sorologias e antígenos, para detectar o novo coronavírus. Dos 954.243 exames de RT-PCR realizados, 708.640 (74,2%) foram processados no Sistema Único de Saúde (SUS).

"Para fazer um comparativo da ampliação, saímos de uma capacidade de processamento semanal de 770 testes no Lacen no início da pandemia para 21 mil nos últimos meses", comentou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Longo informou que o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) foi modernizado e a rede passou a contar com o reforço de mais de 10 mil profissionais.

"Ampliamos a possibilidade de realização do exame para todas as pessoas com sintomas sugestivos da Covid-19, independente de casos leves ou graves, além dos contatos de casos confirmados. Somente com a vigilância adequada do vírus, conseguimos monitorar e combater a disseminação da Covid-19 em Pernambuco", completou.

Nos próximos dias, a SES-PE irá distribuir 82,2 mil testes de antígeno na rede de atenção à saúde. Deste total, 70 mil serão destinadas para 62 cidades pernambucanas, localizadas nas II, IV, V, VI, VII, X e XI Gerências Regionais de Saúde (Geres), que estão com a maior representatividade de ocorrência de casos ativos do novo coronavírus. Os testes de antígeno detectam a presença do vírus na fase mais aguda e os resultados podem ser consultados em aproximadamente 20 minutos. Até este domingo (20), a rede pública de Pernambuco já havia realizado 16.579 testes rápidos de antígeno.

"Essa iniciativa é fundamental para a interrupção das cadeias de transmissão do coronavírus, fortalecendo a testagem e a busca dos contactantes dos casos positivos. Nós temos, inclusive, um processo para aquisição de mais 500 mil testes rápidos de antígeno para dotar os municípios dessa detecção mais rápida da presença do vírus para buscar o isolamento e evitar que haja um aumento da contaminação", finalizou o secretário de Saúde de Pernambuco.

Tags

Autor