COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Neste fim de semana, música ao vivo ainda está proibida na maior parte de Pernambuco; veja o que pode e o que não pode

Nos dias 17 e 18, podem ser realizados eventos sociais, mas ainda com limitação de público e sem música ao vivo

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 16/07/2021 às 21:39 | Atualizado em 17/07/2021 às 9:00
Notícia
X

Para este fim de semana, dias 17 e 18, ainda não estão autorizadas apresentações de música ao vivo em bares, restaurantes e eventos em todo o Estado de Pernambuco. Isso será possível só a partir da próxima segunda-feira (19). A partir dessa data, esses serviços de alimentação também poderão funcionar por uma hora a mais aos sábados e domingos. No entanto, seguem proibidos os espaços destinados para dança, a fim de evitar aglomeração. 

Ou seja, neste fim de semana, dias 17 e 18, podem ser realizados eventos sociais, mas ainda com limitação de público e sem música ao vivo. Na Macrorregião 1, que contempla o Grande Recife, Mata Norte e Sul e parte do Agreste, aniversários, batizados, casamentos e formaturas poderão acontecer das 8h às 22h. Já nas Macrorregiões 2, 3 e 4 (parte do Agreste e Sertão), essas celebrações estão permitidas das 8h às 21h aos sábados e domingos. O número máximo de participantes permitido nos eventos, em todas as regiões, será de 50 pessoas, ou 30% da capacidade do local, o que for menor. 

Em relação aos eventos corporativos, estão liberados na Macrorregião 1 das 8h às 22h, tanto durante a semana quanto aos sábados e domingos. Já nas macros 2, 3 e 4, os eventos podem ocorrer das 8h às 21h nos fins de semana. O número de participantes, em todas as macrorregiões, será ampliado de 50 para 100 pessoas, ou 30% da capacidade, o que for menor. 

Só a partir da segunda-feira (19/7)

Pernambuco decidiu autorizar, a partir do dia 19 de julho, a retomada das apresentações musicais, com voz e violão, em bares e restaurantes de todo o Estado. Além disso, esse tipo de estabelecimento poderá funcionar uma hora a mais nos finais de semana e feriados. As mudança foram baseadas nos atuais números da covid-19 registrados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que indicam desaceleração de novos casos graves nas últimas semanas.

"Estamos anunciando, a partir do dia 19 de julho, segunda-feira, a retomada da música ao vivo, voz e violão, em bares, restaurantes, casas de festas, ainda sem a área de dancing, apenas a apresentação do artista. Nós estamos atendendo a um pleito, a uma demanda da nossa classe artística, dos produtores de eventos, dos donos de bares e restaurantes", afirmou a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça. Bandas, caixas de som de alta potência, festas e shows ainda não estão permitidas nesta fase do Plano de Convivência com a Covid-19.

Na última semana, a gestão estadual liberou as apresentações de voz e violão em Fernando de Noronha, devido ao avanço na vacinação no arquipélago. Lá, os artistas podem trabalhar do meio-dia às 14h e das 17 às 21h.

Além disso, Ana Paula informou que, também a partir de segunda (19), os bares e restaurantes poderão ficar abertos por uma hora a mais nos finais de semana e feriados. Na macrorregião 1, que engloba os municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste, os estabelecimentos poderão funcionar até as 23h. Nas macrorregiões 2, 3 e 4, esse limite irá até as 22h.

"Os números favoráveis da saúde também nos permite agora dobrar a capacidade para a realização de eventos sociais, como batizados, aniversários, casamentos, festas de formatura, de 50 para 100 pessoas ou até 30% da capacidade do espaço, o que for menor. Essa é uma importante conquista para o setor de eventos, que estava sofrendo com a pandemia durante mais de um ano e está voltando aos poucos com essas atividades, seguindo os protocolos sanitários específicos desse segmento, que foram elaborados em parceria com várias entidades e diversos atores", pontuou Ana Paula. 

A secretária frisou, contudo, que apesar das novas flexibilizações, a população deve continuar seguindo todas as orientações do Executivo para evitar um novo aumento no número de casos no Estado. "O importante é que o passo a passo seja acompanhado de todo o nosso cuidado e proteção, porque a pandemia não acabou. O secretário André Longo bem lembrou que vacinação e proteção são as palavras-chave. Para que a gente continue flexibilizando o funcionamento das atividades, reabrindo novas atividades, é importante que a gente obedeça os protocolos sanitários, que respeite o distanciamento social e evite aglomeração", disse.

 

Tags

Autor