Covid-19

Governo de Pernambuco faz nova flexibilização, libera música ao vivo e estende horário de bares e restaurantes. Veja a partir de quando

As casas que promoverão as apresentações precisarão cumprir uma série de determinações estabelecidas pela administração estadual, bem como respeitar os horários liberados para as apresentações

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 14/07/2021 às 17:19 | Atualizado em 14/07/2021 às 22:13
Notícia
X

O Governo de Pernambuco anunciou, na tarde desta quarta-feira (14), que decidiu autorizar a retomada das apresentações musicais, com voz e violão, em bares e restaurantes de todo o Estado. Além disso, esse tipo de estabelecimento poderá funcionar uma hora a mais nos finais de semana e feriados. As mudança foram baseadas nos atuais números da covid-19 registrados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que indicam desaceleração de novos casos graves nas últimas semanas.

"Estamos anunciando, a partir do dia 19 de julho, segunda-feira, a retomada da música ao vivo, voz e violão, em bares, restaurantes, casas de festas, ainda sem a área de dancing, apenas a apresentação do artista. Nós estamos atendendo a um pleito, a uma demanda da nossa classe artística, dos produtores de eventos, dos donos de bares e restaurantes", afirmou a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça. Bandas, caixas de som de alta potência, festas e shows ainda não estão permitidas nesta fase do Plano de Convivência com a Covid-19.

Na semana passada, a gestão estadual liberou as apresentações de voz e violão em Fernando de Noronha, devido ao avanço na vacinação no arquipélago. Lá, os artistas podem trabalhar do meio-dia às 14h e das 17 às 21h.

Além disso, a auxiliar do governador Paulo Câmara (PSB) informou que, também a partir de segunda, os bares e restaurantes poderão ficar abertos por uma hora a mais nos finais de semana e feriados. Na macrorregião 1, que engloba os municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste, os estabelecimentos poderão funcionar até as 23h. Nas macrorregiões 2, 3 e 4, esse limite irá até as 22h. 

"Os números favoráveis da saúde também nos permite agora dobrar a capacidade para a realização de eventos sociais, como batizados, aniversários, casamentos, festas de formatura, de 50 para 100 pessoas ou até 30% da capacidade do espaço, o que for menor. Essa é uma importante conquista para o setor de eventos, que estava sofrendo com a pandemia durante mais de um ano e está voltando aos poucos com essas atividades, seguindo os protocolos sanitários específicos desse segmento, que foram elaborados em parceria com várias entidades e diversos atores", pontuou a secretária.

Ana Paula Vilaça frisou, contudo, que apesar das novas flexibilizações, a população deve continuar seguindo todas as orientações do Executivo para evitar um novo aumento no número de casos no Estado. "O importante é que o passo a passo seja acompanhado de todo o nosso cuidado e proteção, porque a pandemia não acabou. O secretário André Longo bem lembrou que vacinação e proteção são as palavras-chave. Para que a gente continue flexibilizando o funcionamento das atividades, reabrindo novas atividades, é importante que a gente obedeça os protocolos sanitários, que respeite o distanciamento social e evite aglomeração", disse.

A covid em Pernambuco

No início da tarde desta quarta, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) comunicou que mais 2.145 novos casos de covid-19 foram registrados em Pernambuco nas últimas 24 horas. Além disso, 40 óbitos, ocorridos entre 25 de julho de 2020 e 13 de julho de 2021, foram confirmados.

Tags

Autor