Pernambuco registra 825 novos casos de covid-19 e soma mais de 597 mil confirmações
Entre os casos confirmados nesta segunda, 76 (9%) são considerados graves - se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - e 749 (91%) são leves
Em boletim divulgado nesta quarta-feira (11), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou mais 825 casos do novo coronavírus em Pernambuco nas últimas 24 horas. Além disso, também foram confirmadas 29 novas mortes em decorrência da covid-19. Agora, o Estado totaliza 597.338 casos de pessoas infectadas, desde o início da pandemia, com 19.101 vidas perdidas.
>> Recife inicia desativação de parte de leitos dedicados exclusivamente à covid-19
Entre os casos confirmados nesta segunda, 76 (9%) são considerados graves - se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - e 749 (91%) são leves, ou seja, os pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Do total de casos, 52.709 foram enquadrados como graves e 544.629, leves.
As mortes confirmadas nas últimas 24 horas ocorreram entres os dias 16 de dezembro de 2020 e essa terça-feira (9). Os detalhes epidemiológicos dos pacientes que não resistiram às complicações causadas pela doença serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.
- Pernambuco registra menor média móvel de casos de covid-19 desde o dia 9 de novembro de 2020
- Covid-19: proteção gerada pela CoronaVac é passada aos bebês pelo leite materno das mães, diz pesquisa
- CoronaVac: veja o passo a passo de nova etapa de pesquisa que investiga imunidade de longo prazo da vacina
Média móvel
Os novos casos fizeram com que Pernambuco atingisse uma média móvel, que leva em consideração os dados dos últimos sete dias, de 554 casos nesta segunda-feira. O número representa uma tendência de queda de -35% com relação à média móvel do número de casos de 14 dias atrás.
A média móvel é entendida como índice ideal para medir o avanço da pandemia em um local. Ela contabiliza a média dos últimos sete dias (contando com hoje) e compara com 14 dias atrás. Variações acima de 15%, seja para mais ou menos, indicam tendência de alta ou queda, respectivamente. Já abaixo disso, indica estabilidade.
Com relação às mortes, o Estado atingiu a média móvel de 29 óbitos, apresentando uma estabilidade em -14%.