PANDEMIA

Olinda abre agendamento de vacina contra covid-19 para adolescentes com comorbidades. Veja detalhes

A cidade, que já imuniza cidadãos a partir de 18 anos, é a primeira da Região Metropolitana do Recife a incluir adolescentes na campanha

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 17/08/2021 às 13:07 | Atualizado em 17/08/2021 às 17:22
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
A única vacina liberada para uso em pessoas entre 12 e 17 anos no Brasil é a da Pfizer - FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
Leitura:

A Secretaria de Saúde de Olinda abriu, nesta terça-feira (17), o agendamento de vacinação contra covid-19 destinada às pessoas de 12 a 17 anos com comorbidades, que começa nesta quarta-feira (18). A cidade, que também já imuniza cidadãos a partir de 18 anos, é a primeira da Região Metropolitana do Recife a vacinar adolescentes.

O agendamento está disponível no site da Prefeitura (www.olinda.pe.gov.br). Ao local da vacinação, os adolescentes residentes em Olinda devem levar comprovante de residência, original e cópia de certidão de nascimento ou RG (ou Carteira de Livre Acesso, em caso de PCD) e do laudo médico.

Se o jovem não tiver CPF e cartão do SUS, é necessário fazer o cadastro em nome do responsável e depois colocar os dados do adolescente na opção de agendamento. Vale lembrar que o adolescente só será vacinado com a presença do responsável.

A inclusão das crianças e adolescentes com deficiência permanente, com comorbidade ou privados de liberdade como grupo prioritário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 foi determinada pela Lei Federal 14.190 de 29 de julho de 2021. A única vacina liberada para uso em pessoas entre 12 e 17 anos no Brasil é a da Pfizer.

Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada no dia 2 de agosto, municípios foram orientados a fazer o planejamento da imunização destes jovens para efetivá-la assim que o informe técnico do Ministério da Saúde (MS), com as orientações para esta vacinação, seja publicado.

Na ocasião, por nota, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) destacou que, "conforme anunciado anteriormente, se mantido o fluxo atual de envio de imunizantes pelo MS, a SES-PE tem a expectativa de que todos os adultos pernambucanos tenham acesso à vacina contra a Covid-19 até setembro, permitindo, assim, avançar na imunização dos adolescentes que estão fora do grupo prioritário estabelecido pela Lei Federal citada acima".

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Olinda (@pref_olinda)

Recife

No dia 13 de agosto, a Prefeitura do Recife liberou o cadastro para vacinação para a população a partir de 2 anos para planejar novas aberturas. O agendamento, entretanto, ainda não está liberado.

O cadastro deve ser feito através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. Devem ser anexados no ato do cadastramento comprovante de residência no nome dos pais ou responsáveis, documentação da criança ou adolescente, do pai ou responsável, além de documento comprobatório de filiação ou tutela.

Na última quarta-feira (11), a Prefeitura do Recife abriu o agendamento para imunização de pessoas acima de 18 anos na cidade. Com isso, todos os adultos já podem ser vacinados contra o novo coronavírus na capital pernambucana.

Comentários

Últimas notícias