COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Setembro Amarelo: Samu Recife registra 3.441 chamados por causas psiquiátricas

Serviço destina uma ambulância para atender exclusivamente as demandas da saúde mental que exigem emergência

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 05/09/2021 às 18:13
Notícia
X

Poucas pessoas sabem que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) do Recife conta com equipe capacitada para atender solicitações de atendimentos para casos relacionados a transtornos psiquiátricos, como violência autoprovocada, agressividade, ideação suicida e problemas por uso de substâncias psicoativas. O tema deste Setembro Amarelo (mobilização da Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, para diminuir índices de suicídio), inclusive, traz uma mensagem que condiz com o trabalho diário do Samu: "Agir salva vidas". A atitude do serviço é exatamente travar uma corrida contra o tempo a cada chamado - e isso não é diferente quando as ligações pedem ajuda para pessoas em sofrimento mental.

"Lançamos o Samu Psiquiátrico em 2017, quando passamos a destinar uma ambulância para atender exclusivamente as demandas da saúde mental que exigem emergência. Os profissionais que atuam nesse veículo foram treinados para dar a assistência adequada", diz o médico Leonardo Gomes, coordenador-geral do Samu Recife. Ele explica que o Samu também pode destinar outros veículos da frota para os atendimentos psiquiátricos, caso a ambulância exclusiva esteja em atuação no momento de novo chamado. "Para essas saídas, ainda contamos com a presença da guarda municipal, que acompanha o nosso carro em duas motos do Samu e ajuda na abordagem do paciente, a fim de que possamos medicar e apaziguar a situação da melhor forma para todos."

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
"Os profissionais que atuam na ambulância para causas psiquiátricas foram treinados para dar assistência adequada", diz o médico Leonardo Gomes, coordenador-geral do Samu Recife - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Neste ano, até 31 de agosto, o Samu Recife registra 3.441 chamados por causas psiquiátricas. Desse total, 2.436 precisaram de atendimento das equipes, mas o serviço só conseguiu enviar ambulância para oferecer assistência a 1.663 casos, o que indica uma resolutividade de 68,3%. "Infelizmente não conseguimos chegar a todos o que precisam de atendimento. Mas essa taxa de resolutividade já foi bem menor antes de iniciarmos o Samu Psiquiátrico, e isso mostra como tem melhorado a efetividade do serviço", frisa Leonardo. Ele recorda que, antes de criar o projeto voltado à saúde mental, a resolutividade era de 25% a 30%. Em 2017, com o lançamento da proposta, esse índice subiu para 40%. No ano passado, chegou a 58%; hoje está perto de 70%. Agora, a meta do Samu Recife é destinar mais uma ambulância e treinar mais profissionais para as ocorrências psiquiátricas.

Na última quarta-feira (1º), o Ministério da Saúde anunciou que médicos e enfermeiros que atuam diariamente no Samu serão capacitados para realizar atendimentos de pacientes em sofrimento psiquiátrico, quadro que foi agravado devido à pandemia de covid-19. Ao lançar o projeto, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou o compromisso da gestão com o atendimento de pessoas na atenção primária com transtornos mentais. "Trata-se de uma das prioridades do Ministério da Saúde. Nós vamos trabalhar de maneira dedicada e queremos providências que sejam eficazes e efetivas", afirmou o ministro. De acordo com ele, uma das consequências da pandemia é a exaustão mental da população, em especial dos trabalhadores que estão na linha de frente dos cuidados.

Tags

Autor