Apesar de aumento de casos graves da covid-19, Pernambuco segue com número baixo de confirmações, diz SES-PE
A pasta notou redução na solicitações de vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e informou que a positividade geral para a covid-19 está oscilando entre 8% e 6% em Pernambuco
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reiterou nesta segunda-feira (20) que, apesar do aumento de casos graves de covid-19 pela terceira semana consecutiva, Estado continua em estabilidade em ocupação de leitos e de positividade para a doença. Por nota, a pasta reiterou que a "análise do cenário epidemiológico é feita com base em uma série de indicadores e nunca olhando um dado de forma isolada".
Com a alta de casos de síndrome respiratória aguda grave (srag), o acumulado da última semana epidemiológica (de 12 a 18 de setembro), a de número 37, volta a patamar de julho (25 a 31 daquele mês) - semana de número 30, quando foram notificados 508 casos de srag - seis a menos do que a 37ª semana (com 514 registros).
- Veja a lista dos 10 novos locais do Recife onde haverá testagem gratuita para covid-19
- Brasil tem 37,64% da população totalmente imunizada contra a covid-19
- País tem 239 mortes por covid em 24h; média móvel permanece acima de 500
- Covid-19 em Pernambuco: casos graves suspeitos têm 3ª semana consecutiva de aumento, e total de notificações volta a patamar de julho
A SES-PE apontou, entretanto, que houve redução na solicitações de vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e que a positividade geral para a covid-19 está oscilando entre 8% e 6% em Pernambuco. A explicação foi a mesma que o secretário Estadual de Saúde, André Longo, fez na última coletiva de imprensa, na quinta-feira (16).
"Por fim, a SES-PE destaca que a Pandemia ainda não acabou e o caminho para continuar reduzindo os indicadores e para avançar na retomada das atividades é a vacinação completa, com duas doses, e a manutenção do cuidado, com o uso correto da máscara, o distanciamento físico e o cumprimento dos protocolos."