Pandemia

Pernambuco tem aumento de casos leves de covid-19 entre crianças e adolescentes

Número de crianças e adolescentes com diagnóstico confirmado de covid-19, entre os casos leves, aumentou de forma expressiva entre 12 de março e 8 de junho deste ano em Pernambuco, em comparação com o mesmo período de 2020

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 10/06/2021 às 6:01
Notícia
PIXABAY
Por outro lado, casos graves de covid-19 entre crianças e adolescentes diminuíram no Estado - FOTO: PIXABAY
Leitura:

O número de crianças e adolescentes com diagnóstico confirmado de covid-19, entre os casos leves, aumentou de forma expressiva entre 12 de março e 8 de junho deste ano em Pernambuco, em comparação com o mesmo período de 2020. Com base nos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nos três primeiros meses de pandemia, foram confirmados 1.202 casos leves de covid-19 até os 19 anos. Já de março ao início de junho deste ano, o número saltou para 16,7 mil crianças e adolescentes com quadro leve da doença. Ou seja, na ponta do lápis, um aumento maior do que 1.200%.

Para especialistas, parte desse avanço pode ser explicado pela ampliação dos testes de covid-19, que passaram a ser feitos, com uma maior frequência, também entre crianças. No começo da pandemia, os exames eram destinados a pacientes com condições mais graves de saúde que sugeriam a infecção pelo coronavírus. Agora, com uma oferta e um acesso maior para realização dos testes, profissionais de saúde indicam que os pais levem os filhos para fazer o exame em parte dos casos, especialmente aqueles que apresentam sintomas, mesmo brandos, e/ou tiveram contato recente com pessoas que positivaram para a doença.

Por outro lado, os casos graves de covid-19 entre crianças e adolescentes diminuíram em Pernambuco. O total saiu, de março a início de junho de 2020, de 374 para 119 confirmações no mesmo período deste ano: uma queda de aproximadamente 68%. O número de mortes, nessa faixa etária, também foi menor nos últimos três meses, em comparação com o início da pandemia: saiu de 29 para 17 óbitos de 12 de março a 8 de junho deste ano.

Balanço da covid-19 em Pernambuco

Nesta quarta-feira (9), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) confirmou mais 6.487 novos casos da covid-19. Segundo a pasta, 2.810 deles foram dos últimos três dias, e o maior registro de casos está ligado ao acúmulo de dados do fim de semana e em problemas no sistema do Ministério da Saúde. "Para se ter ideia, cerca de 20 mil exames foram notificados no sistema, dos quais 31% foram positivos - a maior parte de casos leves", explica a SES.

Agora, Pernambuco totaliza 509.184 casos confirmados da doença, sendo 46.718 graves e 462.466 leves. Além disso, o Estado totaliza 16.549 mortes em decorrência de complicações pela covid-19.

 

Comentários

Últimas notícias