COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Com todas as vacinas obrigatórias para crianças abaixo da meta, Pernambuco vive o perigo da volta de doenças erradicadas

Para reverter situação, Pernambuco inicia campanha de multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 01/10/2021 às 12:25 | Atualizado em 01/10/2021 às 12:40
Notícia
X

Ao longo da pandemia de covid-19, um cenário se mostrou também preocupante: um percentual alto de crianças e os adolescentes deixou de ir aos postos de saúde para colocar em dia a caderneta de vacinação. Com isso, Pernambuco não atingiu a meta de cobertura mínima para as vacinas indicadas para proteção do público menor de 15 anos. Nessas faixas etárias, é indicada a aplicação de alguns imunobiológicos que já fazem parte do calendário de rotina nos postos de saúde de todo o País, como poliomielite, hepatites A e B, tríplice viral, rotavírus humano e dTp, entre outras.

Leia também: Recife inicia Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes; veja como será

Para aumentar essas coberturas e promover a proteção contra doenças imunopreviníveis em crianças e adolescentes, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) mobiliza os 184 municípios do Estado, durante este mês de outubro, para a realização da Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação. No Estado, pernambucanos e pernambucanas podem buscar as mais de 2,4 mil salas de vacinação, munidos do cartão de vacina, e efetuar a proteção. A campanha de atualização vai até o dia 29, com o Dia D de mobilização marcado para o próximo dia 16. 

Baixíssimas coberturas 

Atualmente, a cobertura vacinal em Pernambuco para os imunobiológicos indicados às crianças menores de 1 ano se configura da seguinte forma: BCG (71,35%), pneumocócica (68,26%), pentavalente (66,57%), poliomielite (66,32%), meningocócica (65,14%) e rotavírus humano (64,68%).

A situação se repete quando observado o público maior de um ano de idade: hepatite A (61,71%), tríplice viral – doses 1 e 2 (69,43% e 42,58), meningococo C (64,43%), pneumocócica (64,70%), poliomielite – 1º reforço (51,16%) e 2ª reforço (38,57), dTp – 1º reforço (56,26%) e 2ª reforço (45,14%) e varicela (62,07%).

"Enquanto vivemos essa expectativa de ampliação na cobertura e também de público na vacinação contra a covid-19, a imunização contra outras doenças já previstas no calendário segue bem abaixo da meta. Isso é um risco para a saúde de todos, porque vivemos o perigo do retorno de doenças que estavam erradicadas", alertou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (1º). "Para revertermos esta situação e protegermos nossas crianças, neste mês de outubro, em todo o País, acontece a campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. O acesso às vacinas é um direito de todas as crianças e adolescentes. Neste mês das crianças, se você ama seu filho, não deixe de levá-lo a um posto de vacinação. A saúde é o melhor presente que você pode proporcionar a uma criança”, reforçou o secretário. 

Tags

Autor