COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Parque da Jaqueira terá ponto de testagem gratuita para a covid-19 neste fim de semana

A estratégia é da Prefeitura do Recife, e serão ofertados 200 testes por dia

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 15/10/2021 às 18:05 | Atualizado em 15/10/2021 às 18:09
Notícia
X

Nestes sábado (16) e domingo (17), a Prefeitura do Recife oferece testagem gratuita para covid-19 no Parque da Jaqueira, na Zona Norte da cidade. Nos dois dias, a ação acontecerá das 9h às 17h e tem o objetivo de contribuir para a redução da transmissão da doença, a partir da detecção de novos casos. A capacidade é de aplicar 200 testes de antígeno por dia. 

Leia também: "Especialmente as crianças estão correndo perigo", avisa secretário sobre 100% das vacinas abaixo da meta no público infantil

Qualquer pessoa pode fazer o teste que detecta a doença ativa; basta apresentar um documento de identificação. O resultado fica pronto em menos de 30 minutos. Se as equipes de saúde identificarem pessoas com sintomas respiratórios e o teste de antígeno der negativo, será feito agendamento no local para a realização do RT-PCR (teste padrão ouro para detecção do vírus ativo), por meio do Atende em Casa. Os casos positivos serão cadastrados no Atende em Casa para telemonitoramento e identificação dos contatos da pessoa infectada. 

A testagem gratuita está inserida no Programa TestaPE, do Governo de Pernambuco, e visa a redução da transmissão da doença, a partir da detecção de novos casos. Nesta primeira etapa, os testes estão sendo aplicados, por equipes volantes da saúde, em locais de grande circulação de pessoas, como mercados públicos, estações de metrô e escolas municipais. 

Teste de antígeno

Similar ao exame de biologia molecular RT-PCR, o teste rápido de antígeno também é feito através da coleta de material biológico da nasofaringe (nariz e garganta) do paciente com swab nasal. A diferença é que o resultado, ao contrário do RT-PCR, é entregue em, aproximadamente, 30 minutos. Também não é preciso levar ao laboratório ou utilizar equipamentos complexos para saber o resultado.

A indicação é que o exame seja feito em até dez dias após o início dos sintomas, com preferência entre o quinto e o sétimo dia. Assim como os testes moleculares de RT-PCR, o de antígeno também detecta a doença em sua fase aguda, quando a infecção está ativa e há maior risco de transmissão.

Tags

Autor