IMUNIZAÇÃO

Recife reduz idade mínima e intervalo para aplicação da terceira dose contra covid-19

Pessoas a partir dos 50 anos começam a receber a dose de reforço nesta quarta-feira (10)

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 09/11/2021 às 18:42 | Atualizado em 09/11/2021 às 22:27
Notícia
X

O Recife começa a aplicar nesta quarta-feira (10) a dose de reforço da vacina anticovid em pessoas a partir dos 50 anos. Além disso, o tempo de espera para receber a dose complementar foi reduzido para quatro meses (120 dias) após a conclusão do esquema vacinal. Anteriormente, o intervalo era de seis meses (180 dias). O agendamento pode ser feito por meio do Conecta Recife. De acordo com a prefeitura, 124.769 pessoas estão aptas a receber o imunizante na capital.

A decisão de redução do intervalo de 180 para 120 dias foi apresentada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), nessa segunda-feira (8), após avaliação do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e pactuação junto aos municípios pernambucanos. Os trabalhadores da saúde também estão contemplados com esta mudança. O intervalo para os imunossuprimidos continua sendo de 28 dias após a segunda dose.

“A gente segue avançando na vacinação e hoje com abertura de novo grupo para dose de reforço: as pessoas de 50 anos ou mais. A gente também vai fazer uma alteração no tempo necessário para a dose de reforço. Anteriormente era de seis meses, depois da segunda dose, e agora passa a ser de quatro meses, após a segunda dose”, disse o prefeito João Campos.

No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a dose de reforço será feita, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer, independentemente da vacina aplicada na primeira e segunda doses. A combinação das vacinas é recomendada pelo órgão federal após estudos, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), comprovarem que a resposta imunológica contra a covid-19 não é comprometida pela intercambialidade dos imunizantes.

A aplicação da dose de reforço, no Recife, teve início no dia 9 de setembro com a vacinação dos idosos com 60 anos ou mais que vivem em Instituições de Longa Permanência. Desde então, 129.135 pessoas já foram vacinadas com dose complementar.

Segunda dose da AstraZeneca

Como forma de acelerar o processo de vacinação contra a covid-19 na cidade, a Prefeitura do Recife voltou a antecipar o prazo de aplicação da segunda dose do imunizante da AstraZeneca/Fiocruz. Com isso, a partir desta quarta-feira (10), os moradores do Recife que já tiverem tomado a primeira dose dessa vacina há, pelo menos, 60 dias terão a possibilidade de completar o seu esquema vacinal em um período mais curto. Na capital pernambucana, aproximadamente 30.458 pessoas já estão aptas a receber a dose nesse prazo.

De acordo com a Fiocruz, que produz a vacina AstraZeneca no Brasil, a segunda dose do imunizante pode ser administrada em um intervalo de quatro a 12 semanas (entre 30 e 90 dias) após a primeira dose. Sendo assim, a antecipação da dose de reforço para 60 dias não compromete a eficácia da vacina. É importante salientar que essa antecipação está condicionada à disponibilidade do imunizante no estoque da Prefeitura.

Quem estiver apto a receber a segunda dose do imunizante a partir dos 60 dias, no Recife, receberá uma mensagem de texto ou e-mail com alerta para agendar a dose pelo site ou aplicativo do Conecta Recife. O agendamento já estará aberto 21 dias antes da data que marca os sessenta dias da aplicação da primeira dose, permitindo que os munícipes possam escolher datas e locais com antecedência e tranquilidade.

“Enquanto durar o estoque, também vamos reduzir o tempo da segunda dose da vacinação com a AstraZeneca, que era de 90 dias e passa a ser de 60 dias. Agora eu queria pedir a vocês que conhece ou sabe de alguém que ainda não se vacinou, lembra essa pessoa que é fundamental se vacinar. A gente só vai vencer a pandemia vacinando todo mundo. Os nossos centros estão prontos pra receber, é só agendar no Conecta Recife. E quem se enquadra em algum desses grupos pode tomar já a segunda dose, dose de reforço e também lembrando que já está aberta para toda população adulta, ou com 12 anos ou mais, a vacinação para a primeira dose”, disse João Campos.

Tags

Autor