GREVE

Técnicos de enfermagem do Recife decretam greve por tempo indeterminado

A greve acontece por insatisfação ao reajuste salarial proposto pela Prefeitura do Recife para 2022, que, segundo o grupo, é abaixo do acordo firmado no último ano

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 13/11/2021 às 9:37 | Atualizado em 16/11/2021 às 15:30
Notícia
X

matéria atualizada às 14h30 do dia 16/11

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Saten-PE) informou, por meio das redes sociais, a paralisação das atividades dos profissionais locados no Recife por tempo indeterminado. A greve acontece por insatisfação ao reajuste salarial proposto pela Prefeitura do Recife para 2022, que, segundo o grupo, é abaixo do acordo firmado no último ano.

De acordo com o Saten-PE, a decisão ocorreu nessa sexta-feira (12), "devido à gestão municipal ignorar o cumprimento do acordo de 2020 e não oferecer proposta para este ano e, além disso, propor uma reposição salarial de apenas 1,35% para 2022".

A categoria ainda realiza um ato unificado nesta terça-feira (16), em frente à sede da Prefeitura do Recife, a partir das 8h.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por @SATENPE (@satenpe_oficial)

Na publicação no Instagram, o presidente do Saten-PE, Francis Herbert, afirmou que "o governo João Campos não deixou outra alternativa aos trabalhadores se não o uso do instrumento legal que é a greve". Segundo ele, a direção do sindicato se dedicará a organizar ações em cada distrito sanitário e trabalhará no convencimento de cada profissional para garantir a ampliação da adesão ao movimento paredista.

Por nota, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife esclareceu "que não foi comunicada formalmente pelo sindicato dos auxiliares e técnicos de enfermagem em relação à greve das categorias". Ainda, disse manter "aberta a mesa de negociação salarial junto aos representantes das categorias e que a última aconteceu na sexta-feira (12)". Uma nova assembleia está marcada para o próximo dia 26 de novembro.

Protesto

Nesta terça-feira (16), primeiro dia de greve, os profissionais da saúde se reuniram em frente ao prédio da Prefeitura do Recife, na Avenida Cais do Apolo, Centro do Recife, para cobrar um posicionamento sobre as reivindicações. A via, sentido Recife Antigo, foi interditada.

Segundo os manifestantes, eles ficarão no local até que haja uma resposta do Prefeito do Recife, João Campos. Por volta das 14h, barracas foram montadas em frente ao prédio e alimentos chegaram para os manifestantes.

Adriano Marques, um dos profissionais de saúde que estava na via, se emocionou ao falar das contas atrasadas devido ao salário, ele definiu a situação como “humilhante”. “Minha esposa, mãe e sobrinho, eu estou aqui por vocês, para que a gente tenha um mínimo de dignidade”, declarou em meio às lágrimas.

O presidente do Saten-PE, Francis Heber, informou que com o salário atual não há condições de haja prestação do serviço com qualidade e segurança à sociedade “Até agora não há o cumprimento do acordo de 2020, não querem flexibilizar um acordo de 2021 e ofertam 1,35% para 2022. Isso representa cerca de meia bandeja de ovos, uns R$9 a R$ 10”, explicou Francis Heber.

Trânsito

Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU), os manifestantes têm desbloqueado a via por alguns instantes. Nos momentos de bloqueio, a organização monta um esquema de desvio de trânsito, com os motoristas que já passaram pela Ponte do Limoeiro, no Centro, sendo orientados a retornar pela rotatória; já no caso daqueles que não passaram pela Ponte do Limoeiro e estão na Avenida Norte, em Santo Amaro, devem realizar o desvio pela Rua da Aurora; quem já está na Rua da Aurora, é aconselhado seguir em frente.

Além disso, os motoristas que seguem pela Conde Duarte Macieira, em direção a Rio Branco, não devem girar pelo Cais do Apolo. A CTTU orienta o desvio pela Rua Madre de Deus ou pelo Cais da Alfândega.

Tags

Autor