vacinação itinerante

Recife ganha ‘carro da vacina’ para imunizar população contra covid-19 sem agendamento

A iniciativa lembra os conhecidos áudios do ‘carro do ovo’ e chama a população para se vacinar contra a covid-19

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 20/11/2021 às 14:46
Daniel Tavares/PCR
A mobilização é feita por meio de aparelho de som e arte-educador que lembra o famoso "carro do ovo" das 9h às 16h - FOTO: Daniel Tavares/PCR
Leitura:

“Atenção, atenção, vizinhança! O carro da vacina chegou! Estamos passando aqui na sua rua trazendo vacinas de primeira qualidade. Vacinas contra a covid-19 diretamente do freezer da Prefeitura do Recife pra você. Você que não tomou a primeira dose ou está com a segunda dose atrasada, traga o seu documento e aproveite essa facilidade”. Lembrando os conhecidos áudios do "carro do ovo", a irreverente mensagem que começou a soar pelas ruas do Recife faz parte de uma iniciativa da gestão municipal de vacinação itinerante sem agendamento.

O Carro da Vacina foi lançado neste sábado (20), na Feira Nova de Afogados, na Zona Oeste da cidade, onde a van ficará estacionada até as 16h. A estratégia vai durar dez dias e tem como público-alvo os recifenses que estão dentro do perfil para receber a primeira dose da vacina, aqueles que estão no prazo para segunda dose ou com ela em atraso, além das pessoas que já podem receber a dose de reforço. Além dos profissionais de saúde responsáveis pela imunização, o carro também conta com um locutor que faz a performance da ‘convocação’ in loco no megafone, além de arte-educador para fazer o corpo a corpo com as pessoas.

A aposentada Maria Amélia Araújo, de 77 anos, aproveitou a ação itinerante para tomar a dose de reforço da vacina contra covid-19. "Eu estava com algumas dificuldades pra marcar e gostei muito de vir aqui e encontrar esse ponto de vacinação", avaliou. 

Já dona de casa Delijan Gomes, de 37 anos, tomou a segunda dose da vacina e ainda levou os filhos de 12 e 13 anos para serem imunizados. "Acho importante as ações nas comunidades e agora também o carro da vacina, pra chegar a todo mundo, já que tem muita gente que, às vezes, não pode pagar uma passagem e ir aos outros lugares onde tem vacina", afirmou.

Daniel Tavares/PCR
A estratégia tem o objetivo de fisgar os atrasados numa pegada irreverente, sem perder o foco na importância de assegurar o esquema vacinal completo - Daniel Tavares/PCR
Daniel Tavares/PCR
A estratégia vai durar dez dias - Daniel Tavares/PCR
Daniel Tavares/PCR
A primeira ação está ocorrendo neste sábado (20), desde as 9h, na Feira Nova de Afogados, na Zona Oeste da cidade - Daniel Tavares/PCR

Busca ativa

Desde agosto, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) realiza iniciativas em comunidades da capital para buscar os moradores que estão dentro do perfil para receber a primeira dose da vacina, que estão no prazo para segunda dose ou em atraso, bem como aqueles que já podem receber a dose de reforço. Mais de 114 locais já contaram com ações de vacinação sem a necessidade de marcação.

A campanha de vacinação contra covid-19 na capital também acontece, desde o começo de novembro, em diversas escolas das redes estadual e municipal de ensino. Os profissionais aplicam, sem a necessidade de agendamento, o imunizante da Pfizer nos adolescentes de 12 a 17 anos que ainda não receberam a primeira dose ou já estão no prazo para tomar a segunda dose. A ação vai acontecer durante todo o mês e a previsão é vacinar todos os estudantes deste grupo. A Sesau já visitou 104 escolas, e 5.138 doses foram aplicadas.

A operação do Plano Recife Vacina já aplicou 2.631.226 doses dos imunizantes. Desse total, 1.398.194 foram de primeira dose ou dose única, 1.140.546 foram de segunda dose ou dose única e 153.011 foram de dose de reforço.

Comentários

Últimas notícias