Covid-19: Van da Vacina amplia busca ativa por pessoas com doses em atraso no Jaboatão
Para receber a dose, é necessário apenas apresentar um documento oficial com foto e a carteira de vacinação. Não é necessário agendamento
As estratégias de busca ativa por pessoas com doses em atraso das vacinas contra a covid-19 foram ampliadas em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A Van da Vacina, uma iniciativa da prefeitura da cidade, irá percorrer a partir deste sábado (20) as sete regionais do município para garantir a aplicação da segunda e terceira dose em usuários que deixaram de comparecer a um ponto de vacinação na data programada. A estreia aconteceu nas imediações do Mercado das Mangueiras, no bairro de Prazeres, e em poucas horas conseguiu alcançar grande número de retardatários.
O equipamento irá sempre para locais de grande visibilidade e movimentação de pessoas. Para receber a dose, é necessário apenas apresentar um documento oficial com foto e a carteira de vacinação, não sendo necessário realizar qualquer agendamento prévio. “Jaboatão tem implementado diversas estratégias para aplicação de doses contra a Covid-19 para que possamos, o quanto antes, vencer a pandemia e voltarmos à normalidade”, explicou o prefeito Anderson Ferreira.
A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes estima que em torno de 10% da agenda diária deixe de comparecer para receber as doses, ou seja, na última semana, o município fechou com cerca de 10 mil doses em atraso.
Os moradores de Jaboatão dos Guararapes que ainda não tomaram a primeira dose devem fazer o cadastramento por meio do site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou via aplicativo De Olho na Consulta. Já para ter acesso à segunda dose ou dose de reforço não é preciso efetuar agendamento, bastando apenas o comparecimento a um ponto de vacinação após o intervalo mínimo entre as doses. O atendimento nos 13 pontos de drive-thru, com faixa rápida para pedestres, é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Até a última quinta-feira (18), foram aplicadas 827.134 doses dos imunobiológicos disponíveis contra o novo coronavírus, sendo 463.745 aplicações referentes à primeira dose, 363.389 da segunda dose ou dose única e 41.308 doses de reforço. Os dados são do boletim do Programa Municipal de Imunização.