COLUNA SAÚDE E BEM-ESTAR

Recife libera Pfizer como opção de segunda dose para quem já tomou AstraZeneca

Segundo a prefeitura, a intercambialidade entre as vacinas das duas marcas estará disponível a partir desta quinta-feira (25)

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 24/11/2021 às 23:13 | Atualizado em 24/11/2021 às 23:14
Notícia
X

Quem tomou a primeira dose da vacina da AstraZeneca terá a opção de receber o imunizante da Pfizer no momento em que for tomar a segunda dose no Recife. Segundo a prefeitura,  a intercambialidade entre as vacinas das duas marcas, que já chegou a ser utilizada no processo de imunização de gestantes em julho, estará disponível a partir desta quinta-feira (25).

O intervalo para completar o esquema vacinal continua sendo de 60 dias após a primeira dose. Quem tomou o imunizante da AstraZeneca deve fazer o agendamento da segunda dose no Conecta Recife respeitando esse prazo. Nos postos, as vacinas dos dois fabricantes estarão disponíveis para que o usuário conclua o seu esquema básico de imunização contra covid-19.

De acordo com a Prefeitura do Recife, pesquisas internacionais indicam que o esquema heterólogo (combinação entre vacinas) tem apresentado boa eficácia na indução de uma resposta do sistema imunológico, otimizando a proteção proporcionada pelas vacinas disponíveis.

No Recife, das 36 mil pessoas que tomaram a primeira dose da vacina da AstraZeneca e ainda não receberam a segunda, cerca de 29 mil já estão aptas a fazer o agendamento para completar o esquema vacinal básico. Até o momento, 5.895 pessoas que compõem esse grupo já marcaram o dia e a hora de tomar a segunda dose por meio do Conecta Recife.

Desde o início do Plano Recife Vacina, em janeiro, mais de 2,6 milhões de doses anticovid foram aplicadas nos 22 postos de vacinação fixos montados pela Prefeitura do Recife e também nas localidades do município onde a imunização ocorre de forma itinerante.


Tags

Autor