COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Veja o que comer e o que evitar para se alimentar bem nestes dias de calor

Médico dá uma série de dicas para o corpo funcionar de forma saudável no verão

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 04/12/2021 às 20:30 | Atualizado em 04/12/2021 às 20:31
Notícia
X

Neste período de calor, também precisamos ficar atentos ao que faz parte do nosso cardápio diário. Afinal, a elevação da temperatura exige um aumento do consumo hídrico. “A gente precisa tomar mais líquidos e comer alimentos com teor de água elevado. Podemos optar pelo consumo de frutas como melancia e abacaxi, além de evitar alimentos pesados e gordurosos. É o caso de frituras e opções carregadas em calorias, que levam a uma dificuldade para digestão”, avisa o médico Diego Pascaretta.

Leia também: 

Ele destaca que a forma com que nos alimentamos tem impacto na nossa disposição. “O nosso corpo precisa e quer mais energia para suportar a temperatura, a fim de funcionar de uma forma correta. Se a
gente mobiliza toda a energia para o intestino fazer a digestão de alimentos pesados, teremos o aumento do cansaço e da fadiga”, salienta Diego.

O médico orienta que é preciso evitar o consumo de farináceos em excesso, como farinha, bolo, biscoito, bolacha e pão. “É necessário reduzir a ingesta desses itens; não precisa excluir. E nunca é demais frisar que devemos ingerir bastante água, legumes e verduras, além de evitar o excesso de bebida alcoólica, que desidrata o organismo”, acrescenta.

Tags

Autor