Veja o que comer e o que evitar para se alimentar bem nestes dias de calor
Médico dá uma série de dicas para o corpo funcionar de forma saudável no verão
Neste período de calor, também precisamos ficar atentos ao que faz parte do nosso cardápio diário. Afinal, a elevação da temperatura exige um aumento do consumo hídrico. “A gente precisa tomar mais líquidos e comer alimentos com teor de água elevado. Podemos optar pelo consumo de frutas como melancia e abacaxi, além de evitar alimentos pesados e gordurosos. É o caso de frituras e opções carregadas em calorias, que levam a uma dificuldade para digestão”, avisa o médico Diego Pascaretta.
Leia também:
- Dermatologistas alertam pais sobre doença que afeta a pele, tira o sono e pode comprometer o processo de aprendizagem das crianças
- Redução de 250 calorias por dia na dieta pode melhorar a saúde do coração, diz estudo
- Quais são os sinais de câncer de pele? Veja o que diz a Sociedade Brasileira de Dermatologia
Ele destaca que a forma com que nos alimentamos tem impacto na nossa disposição. “O nosso corpo precisa e quer mais energia para suportar a temperatura, a fim de funcionar de uma forma correta. Se a
gente mobiliza toda a energia para o intestino fazer a digestão de alimentos pesados, teremos o aumento do cansaço e da fadiga”, salienta Diego.
O médico orienta que é preciso evitar o consumo de farináceos em excesso, como farinha, bolo, biscoito, bolacha e pão. “É necessário reduzir a ingesta desses itens; não precisa excluir. E nunca é demais frisar que devemos ingerir bastante água, legumes e verduras, além de evitar o excesso de bebida alcoólica, que desidrata o organismo”, acrescenta.