COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Procape é único hospital cardiológico do Norte/Nordeste a integrar novo programa do Ministério da Saúde

Iniciativa é voltada exclusivamente para o tratamento do infarto agudo do miocárdio

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 06/12/2021 às 17:33 | Atualizado em 06/12/2021 às 17:36
Notícia
X

O Pronto-socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, é a única unidade especializada do Nordeste a integrar o programa Linhas de Cuidados do Paciente IAM, do Ministério da Saúde, voltado exclusivamente para o tratamento do infarto agudo do miocárdio.

Leia também: Procape será mais um hospital de Pernambuco a realizar transplante de coração

O lançamento será às 10h desta terça-feira (7), com uma transmissão virtual que reúne participantes das cidades de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fará a interação com os representantes dos hospitais escolhidos. 

Fundado no dia 29 de junho de 2006, o Procape foi incorporado em 2012 ao Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE).

Além do Procape, integrarão o programa Linhas de Cuidados do paciente IAM: o Instituto do Coração (Incor-SP), o Instituto Nacional de Cardiologia (INC-RJ), o Instituto de Cardiologia e Transplantes (ICTDF/DF) e a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS).

O diretor-geral do Procape, Ricardo Lima, participará da cerimônia virtual, que vai apresentar informações sobre atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) para as doenças cardíacas, com dados de investimento, quantitativo e procedimentos oferecidos. 

"O lançamento deste programa é muito importante porque tem um olhar para uma patologia responsável pelo maior número de mortes no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de mortes no mundo devido a causas cardíacas pode chegar a mais de 17 milhões. No Brasil, por ano, mais de 360 mil mortes ocorrem devido a doenças cardiovasculares. Dentre essas mortes, em torno de 75 mil pessoas morrem de infarto agudo do miocárdio", afirma Ricardo Lima.

O Procape recebe pacientes do Norte-Nordeste e é o maior hospital de cardiologia destas duas regiões e o segundo do Brasil. A emergência da unidade chega a atender até a 120 pacientes por dia. 

Muitos dos doentes atendidos no Procape apresentam infarto agudo do miocárdio e necessitam de cateterismos. Por mês, são realizados cerca de 500 desses procedimentos. Eles são tratados dentro dos protocolos atuais estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Sociedades Médicas Brasileiras e Internacionais. Com as angioplastias feitas, muitas vidas são salvas.

Desde novembro de 2020, o Procape é o primeiro hospital público do Estado credenciado a realizar transplante de coração em Pernambuco

Tags

Autor