COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Novo centro de testagem para covid-19 da Prefeitura do Recife já começa a funcionar nesta sexta-feira; confira

Qualquer pessoa pode se submeter ao teste. São ofertados 600 testes por dia. Um outro ponto de testagem começa a funcionar na segunda-feira (24)

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 21/01/2022 às 10:41 | Atualizado em 21/01/2022 às 11:37
Notícia
X

Com o objetivo de ampliar a capacidade de testagem para covid-19 na capital pernambucana, a Prefeitura do Recife anuncia a abertura de dois novos pontos fixos para realização do exame que detecta o coronavírus. Nesta sexta-feira (21), já começa a funcionar um centro montado no Sesc Santo Amaro, localizado na Praça do Campo Santo, na área central da cidade. Já o segundo ponto entra em operação na próxima segunda-feira (24), no Sesc de Casa Amarela, na Zona Norte do município. Os locais vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Como forma de garantir um maior conforto e segurança aos pacientes, o acesso aos testes será feito mediante agendamento via aplicativo Conecta Recife

O agendamento será disponibilizado diariamente a partir das 18h, com marcação para o dia seguinte. No Sesc Santo Amaro, o centro de testagem vai funcionar no ginásio esportivo. Já na unidade de Casa Amarela, o espaço será montado na área de estacionamento. Nesses locais, serão disponibilizados testes rápidos de antígeno, que detectam a doença ativa. Qualquer pessoa pode se submeter ao teste, e serão ofertados 600 testes por dia em cada um dos centro. "A gente faz a abertura de novos centros entendendo a importância de se ampliar a testagem para a covid-19. Todos os dias, a partir das 18h, abriremos essas vagas para o dia seguinte através do Conecta Recife. Com isso, a gente aumenta a oferta de testes e garante os protocolos, evitando aglomeração", explicou a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque. 

Somente este ano, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife já realizou mais de 26.500 testes rápidos. Além dos centros de testagem nas unidades do Sesc, a Secretaria oferece testagem no Parque Urbano da Macaxeira, na Zona Norte, e outro no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, Zona Oeste. Esses centros funcionam de domingo a domingo, das 9h às 16h. 

A Sesau ainda oferece exames gratuitos em oito unidades de saúde da rede municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os pontos funcionam na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; na Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; na Upinha Vila Arraes, na Várzea; no Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado; no Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira; na Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; e na Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura. Para ter acesso ao serviço nestes locais, a população deve agendar o teste através do aplicativo Atende em Casa ou pelo site https://testecovid19.recife.pe.gov.br.

Tags

Autor