COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Prefeitura do Recife anuncia testagem de covid-19 para idosos sem necessidade de agendamento

Atualmente a cidade oferece 12 centros exclusivos para testagem de covid-19, além de oito unidades de saúde prontas para realizar os exames

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 07/02/2022 às 15:44 | Atualizado em 07/02/2022 às 18:11
Notícia
X

Em visita ao Centro Comunitário da Paz (Compaz) Miguel Arraes, na Caxangá, Zona Oeste do Recife, o prefeito João Campos anunciou a dispensa de agendamento eletrônico para realização de testes de covid-19 por parte de moradores a partir de 60 anos. O Compaz da Caxangá é um dos cinco novos centros de testagem, abertos nesta segunda-feira (7), para ampliar o atendimento à população. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jornal do Commercio PE (@jc_pe)

A medida, que vale a partir desta terça-feira (8), será praticada em todos os 12 centros exclusivos para testagem de covid-19. O objetivo é oferecer conforto e agilizar o diagnóstico dos idosos, considerados de risco para o agravamento da covid-19. Atualmente, 277.997 residentes do Recife, com 60 anos ou mais, foram imunizados na capital pernambucana. Para realizar a testagem, basta que o idoso compareça a algum dos locais disponíveis munido de comprovante de residência e documento com foto.

Para os demais residentes do Recife (abaixo dos 60 anos), o agendamento para o teste de covid-19 continuará a ser feito exclusivamente através do site Conecta Recife ou aplicativo, clicando no Bora Testar (conectarecife.recife.pe.gov.br/bora-testar). Todas as vagas são disponibilizadas para agendamento às 15h, com marcação para atendimento no dia seguinte. 

"A partir de amanhã, em todos os nossos centros de testagem, as pessoas idosas poderão chegar sem agendamento prévio. Idoso com algum sintoma ou que teve contato com alguém que está com covid e deseja fazer o teste, pode procurar um dos centros de testagem da Prefeitura do Recife sem necessidade de agendamento prévio", disse João Campos. O prefeito acrescentou que o trabalho de testagem municipal tem uma capacidade de 9 mil exames de covid-19 por dia. Ele lembrou a necessidade de manter medidas sanitárias, como o uso da máscara e a higienização das mãos. 

Ampliação de testagem

A Prefeitura do Recife informa que ampliou, em mais de 15 vezes, a testagem no município em pouco mais de 20 dias. Atualmente a cidade oferece 12 centros exclusivos para testagem de covid-19, além de oito unidades de saúde prontas para realizar os testes.

Com a ampliação, a capacidade de testagem da cidade sai de cerca de 7 mil para 9 mil testes por dia. Os novos pontos abertos, nesta segunda-feira (7), são Estádio do Arruda, que irá receber a estrutura que hoje funciona no Sesc Casa Amarela, nos Compaz Dom Helder Câmara, no Coque, e Miguel Arraes, na Caxangá, na Escola Municipal Maria Sampaio Lucena, na Cohab, e na antiga sede do Sesi da Mustardinha. Os locais vão funcionar de domingo a domingo, das 8h às 18h (sendo o Compaz Dom Helder, no Coque, das 7h30 às 16h), e cada um deles disponibilizará 500 vagas por dia, inicialmente.

Confira os 12 centros de testagem da Prefeitura do Recife:

  1. Uninassau, bairro das Graças
  2. Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha
  3. Escola Municipal Luiz Vaz de Camões (Antigo Colégio Walt Disney), no bairro do Ipsep;
  4. UFRPE
  5. Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome
  6. Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro
  7. Estádio do Arruda
  8. Círculo Militar do Recife, próximo à Avenida João de Barros, na Boa Vista
  9. Compaz Miguel Arraes, na Caxangá
  10. Compaz Dom Helder Câmara, no Coque
  11. Escola Municipal Maria Sampaio Lucena, na Cohab
  12. Antiga sede do SESI da Mustardinha

Tags

Autor